CadÚnico 2023: TODOS os inscritos precisam atualizar os seus dados?

CadÚnico 2023: TODOS os inscritos precisam atualizar os seus dados?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um banco de dados responsável por identificar as famílias brasileiras de baixa renda. O sistema começou a ser utilizado em 2003, quando o presidente Lula, em seu primeiro mandato, criou o Bolsa Família.

No entanto, apenas em 2021 foi registrado o maior número de inscritos no CadÚnico. Isso porque, na época, ex-presidente Jair Bolsonaro havia regulamentado o Auxílio Brasil, até então, o maior programa social que o país já teve, atendendo mais de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.

Todavia, o banco de dados também dá acesso a outros projetos. Por exemplo, as famílias podem conseguir desconto em sua conta de luz, em passagens de ônibus, isenção no Enem, entre outras possibilidades. Em razão disso, é muito importante que o cadastro esteja atualizado.

Veja mais informações a seguir!

 

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

Para se inscrever no Cadastro Único, a família deve:

  • Ter renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 660); ou
  • Ter renda bruta mensal de até três salários mínimos (R$ 3.960);
  • Ter renda superior as mencionadas, mas que precisam da inscrição para concessão de medida específica;
  • Estar em situação de rua – cidadão só ou acompanhado.

 

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

Para fazer o registro, a família deve escolher um representante familiar, sendo este com idade a partir de 16 anos e, de preferência, do sexo feminino. Na sequência, ele deve ir ao CRAS e apresentar o seu CPF ou título de eleitor e conceder pelo menos um documento dos seguintes para cada pessoa da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – em caso de pessoa indígena.

Após fazer a entrevista com um servidor da assistência social, a inscrição será efetuada e o cidadão receberá um Número de Identificação Social (NIS).

 

Benefícios concedidos pelo CadÚnico

Através do CadÚnico, é possível ter acesso a muitos benefícios, no entanto, a inscrição no banco de dados não garante o recebimento de qualquer um deles. Isso porque, cada programa tem o seu público-alvo, assim como as suas regras de elegibilidade.

 

Quem precisa atualizar a inscrição no CadÚnico?

De antemão, todos os inscritos devem atualizar os dados do CadÚnico a cada dois anos. Porém, haverá situações em que será necessário realizar o procedimento de forma antecipada, como:

  • Nascimento de um novo membro da família;
  • Morte de um membro da família;
  • Mudança de endereço;
  • Aumento ou diminuição da renda familiar;
  • Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes.

Por fim, é importante salientar que a não atualização cadastral pode  implicar nas perdas dos benefícios.

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