Cadastro Único oferta oportunidades para quem é inscrito

Cadastrados poderão participar de cursos.

O Cadastro Único reúne informações de milhões de famílias de baixa renda. O objetivo, assim, é de facilitar a inscrição destes em diferentes programas sociais. Além disso, o cadastro também se mostra importante para que o governo entenda melhor o contexto destas famílias.

Nesse sentido, aqueles que têm a inscrição também poderão contar com algumas oportunidades!

O Governo Federal já se manifestou sobre a necessidade de fazer parcerias com empresas ou, ainda, de proporcionar vagas de cursos para este grupo. Desse modo, será possível que os cadastrados consigam se empregar e aumentar a renda.

Veja também: Como usar o aplicativo do Cadastro Único?

Recentemente, o Governo Federal anunciou o Programa Empreender Sustentável, em Piauí, e o Talento na Nuvem para Mulheres, em diferentes pontos do país. Ambas as iniciativas são para quem está no Cadastro Único.

Programa Empreender Sustentável chegará a 540 inscritos

No última sábado, 02 de março, ocorreu o lançamento do Programa Empreender Sustentável pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.

Trata-se de uma iniciativa com desenvolvimento pela Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS junto do seguintes órgãos:

  • Instituto Federal do Piauí (IFPI);
  • Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) do Piauí; e
  • Aliança de Pastores de Teresina.

Assim, o objetivo é de promover a qualificação profissional de 540 pessoas que estão no Cadastro Único. Para tanto, o programa ofertará cursos de qualificação gratuitos e de curta duração.

De acordo com o Governo Federal, a expectativa é de “capacitar e inspirar o cidadão, proporcionando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, conhecimentos práticos e ferramentas necessárias para criar e desenvolver negócios de impacto social”.

Além disso, o ministro Wellington Dias, indica que o programa também será importante para a inclusão social, já que irá gerar emprego e renda.

“Queremos garantir vários caminhos, o do emprego e o do empreendedorismo. Queremos fomentar uma cultura empreendedora voltada para a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social. A meta é contribuir para que um número maior de piauienses possam ter uma profissionalização, ter uma renda, enfim, uma vida melhor, com mais dignidade”, declarou.

O programa será apenas no estado do Piauí por enquanto, no entanto, o ministro também indica que buscará parcerias em outras regiões.

Iniciativas no Cadastro Único buscam reduzir a desigualdade

Com estas novas ações no Cadastro Único, a expectativa é de que seja possível diminuir a desigualdade social no país. Isto é, uma vez que se promovem oportunidades para aqueles que têm renda mais baixa.

De acordo com o ministro Wellington Dias, a capacitação profissional é importante para possibilitar o aumento de renda das famílias. Além disso, para ele, estas ações também trazem um reflexo positivo na economia.

“Cuidar de quem mais precisa é provavelmente a melhor política econômica”, declarou.

Nesse sentido, o ministro entende que é necessário chegar naqueles que mais precisam a partir da busca ativa. Isso significa que o próprio governo deve ir ao encontro destas famílias.

“É preciso uma grande busca ativa para saber onde é que estão as pessoas que precisam de apoio. Dar a mão e, de forma técnica, de forma competente, oferecer a ajuda necessária para que possamos ter os melhores resultados”, explicou.

Veja também: QUEM recebe Garantia-Safra em razão de SECAS

Além disso, representando o estado de Piauí, o Secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luís Carlos Everton, também se manifestou. De acordo com ele, esta qualificação irá transformar a vida daqueles que estão no Cadastro Único, por trazer uma independência financeira.

“Essa parceria pode representar uma ponte para sair da pobreza e alcançar uma vida digna e sustentável, é um caminho para romper com o ciclo de desigualdade, abrindo portas para novas oportunidades a quem mais precisa”, defendeu.

Talento na Nuvem foca em marcado de trabalho

Outra iniciativa para aqueles que estão no Cadastro Único é o Talento na Nuvem para Mulheres, que teve uma aula inaugural em 24 de fevereiro, em Recife.

Trata-se de uma ação com parceria entre:

  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS);
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Recife;
  • Amazon Web Services (AWS);
  • Empresa Nexa; e
  • Proz Educação.

Neste caso, o objetivo é de capacitar cerca de 500 pessoas em diferentes cidades. Na primeira etapa estas cidades são:

  • Recife, Pernambuco;
  • Juiz de Fora, Minas Gerais; e
  • São Paulo, capital.

Desse modo, o objetivo é atender a demanda por mais profissionais qualificado no setor de tecnologia. Além da demanda atual, a expectativa é de que esta aumente nos próximos anos.

Segundo a consultoria IDC (International Data Corporation), 65% das empresas na América Latina indicam ter dificuldade no momento de encontrar pessoas da área.

Nesse sentido, para além de suprir uma necessidade do mercado, o programa também atende as pessoas que estão no Cadastro Único. Sobre o assunto, o ministro Wellington Dias declarou que a tecnologia tem um grande potencial transformador.

“Ao longo dos anos temos testemunhado o potencial transformador da tecnologia em nossas vidas. Aqui, também são oportunidades com qualificação para o emprego e para o crescimento econômico”, defendeu.

O programa busca atender o seguinte grupo social mulheres jovens que:

  • Têm idade de 18 a 25 anos;
  • Possuem inscrição no Cadastro Único.

Assim, o Talento na Nuvem irá capacitar, em Recife, 25 mulheres negras, nas atividades e habilidades digitais. Além da capacitação, elas recebem auxílio de transporte e alimentação no decorrer do curso, justamente como forma de evitar evasão e permitir que elas consigam acessar esta oportunidade.

Como se inscrever no Cadastro Único?

Aqueles que ainda não estão no Cadastro Único podem se inscrever para participar de diferentes iniciativas governamentais. O maior programa que se utiliza do cadastro é, por exemplo, o Bolsa Família.

Basta estar dentro do critério de renda para poder se inscrever, sem qualquer custo.

Assim, para se inscrever, a família deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade, ou outro posto de atendimento. Na ocasião, é necessário levar o documento do responsável pela família e de todos os membros. Além disso, o responsável também irá responder algumas perguntas sobre a família.

Veja também: Como retirar remédios e absorventes de graça

É importante levar CPF, título de eleitor, documento de identificação com foto e ?comprovante de endereço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.