Brasileiros se mostram mais conscientes no uso do cartão de crédito; Entenda!

De acordo com um levantamento realizado pelo Serasa, 19% dos entrevistados pretendem solicitar novos cartões em 2023. A pesquisa ouviu 4.521 cidadãos entre os dias 19 de dezembro a 9 de janeiro. Apesar disso, 61% das pessoas ouvidas afirmaram que passariam a ter apenas um cartão de crédito se encontrassem todos os benefícios em um único lugar.

“A pesquisa mostra que os brasileiros querem ser mais estratégicos no uso do cartão, buscando formas mais econômicas e benefícios que serão usados em outras áreas da vida, como milhas aéreas”, afirma Amanda Rapouzo, diretora da Serasa.

Os dados levantados pelo Serasa indicam que 39% dos consumidores desejam trocar o cartão de crédito por uma opção que garanta mais limite em 2023. Além disso, 16% dos entrevistados buscam cartões sem anuidade e 14% procuram opções que ofereçam programas de pontos para trocar por benefícios.

Ao observar o perfil dos consumidores, o mercado de pagamento vem buscando inovar. “Com tantas opções atualmente, existem cartões para todas as faixas de renda, fases da vida, sonhos e objetivos”, afirma a diretora do Serasa. “Por isso, é importante entender seu modo de uso no dia a dia e traçar um planejamento financeiro que seja condizente com as funcionalidades do cartão desejado”, complementa.

Vantagens de pagar contas com o cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos principais meios de pagamento utilizados no Brasil, já que o serviço garante que os consumidores façam compras parceladas e na maioria das vezes, sem taxas de juros. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que atualmente existe a possibilidade de pagar até mesmo boletos com o cartão.

A função pode ser vantajosa para os consumidores em momentos onde as contas do mês não fecham. Nesses casos, é possível realizar o pagamento de contas básicas como água, energia, gás, telefone e até mesmo o plano de saúde.

Parte da população também opta por realizar o pagamento de contas básicas no cartão, visando o acúmulo de pontos para adquirir benefícios concedidos pelas empresas administradoras. Além disso, pagar boletos com o cartão de crédito pode ser uma boa opção para centralizar pagamentos, aumentando as chances da instituição de relacionamento liberar mais limite de crédito.

Cuidados ao utilizar o meio de pagamento

Como já dito anteriormente, o cartão de crédito pode ser um grande aliado para os consumidores, no entanto, é importante utilizar o serviço com cautela. Partindo dessa perspectiva, não é indicado realizar o pagamento da fatura do cartão com outro cartão de crédito, já que esse costume pode acabar endividando o cliente.

O Serasa explica que em muitos casos os cidadãos buscam solucionar seus problemas financeiros adiando os prazos de pagamento e acabam não conseguindo honrar seus compromissos. No entanto, ao se deparar com essa situação, é importante manter a calma e procurar estratégias para se livrar das dívidas.

Na plataforma Serasa Limpa Nome é possível negociar dívidas com diversas empresas, inclusive atrasos do cartão de crédito com até 90% de desconto. Mais informações sobre a negociação de dívidas do Serasa podem ser obtidas no site da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.