Brasileiros são pegos de surpresa com CONSULTA AO 13° salário do Bolsa Família: veja como resolver sem sair de casa

Atenção, beneficiários do programa! A consulta ao 13º salário do Bolsa Família já está disponível para alguns brasileiros. E o melhor! Tudo pode ser feito totalmente online, utilizando o seu smartphone.

Para que você saiba como consultar as informações essenciais sobre esse pagamento extra, organizamos esse texto. Reunimos aqui muitas informações que vão te orientar nesse aspecto, além de esclarecer muitas outras dúvidas relacionadas.

Inclusive, vale mencionar que, está ocorrendo frequentemente uma revisão cadastral no sistema do CadÚnico. Portanto, se você precisa atualizar os seus dados, deve providenciar isso logo.

Afinal, com a exclusão no sistema, perde-se o acesso ao Bolsa Família e, consequente ao recebimento do 13º salário. Além, é claro, de qualquer assistência financeira do governo. Portanto, verifique se existe essa necessidade e evite transtornos do tipo.

Você pode se interessar em ler também:

Como funciona o pagamento do 13º salário? E porque está sendo antecipado?

O 13º salário é amplamente reconhecido por ser um benefício concedido principalmente aos trabalhadores que possuem um vínculo empregatício formal.

Isso implica que aqueles que estão empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou têm sua carteira de trabalho devidamente assinada têm direito a receber, ao final de cada ano, um adicional salarial que ficou conhecido dessa forma.

Todavia, atualmente o pagamento desse abono não se limita a esse grupo de pessoas. Dessa forma, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os cidadãos amparados pelo Bolsa Família, também são contemplados.

Entretanto, está havendo um intenso debate ultimamente sobre a continuação ou não desses repasses. Afinal, o Bolsa Família teve atualizações recentes de valores que inclui um piso de R$ 600 + benefícios adicionais de acordo com a composição familiar. Para se ter uma ideia, uma família pode receber até R$ 900, com a somatória geral.

De qualquer forma, está havendo uma movimentação em relação a antecipação do 13º salário, que como mencionamos, geralmente ocorre no final do ano.

Essa iniciativa é uma estratégia para movimentar o cenário econômico, que se encontra fragilizado dentro desse contexto pós-pandemia. Muito provavelmente por isso, alguns brasileiros inscritos no Bolsa Família estão se beneficiando do recebimento desse valor extra.

Vamos entender melhor sobre o assunto e aprender como fazer a consulta ao 13º do Bolsa Família? Confira.

Como realizar a consulta ao 13º salário do Bolsa Família?

Antes de tudo, é importante salientar que essa liberação da consulta se trata por enquanto apenas para os moradores do estado de Pernambuco.

Essa informação foi divulgada pelo governo estadual, com o intuito de alertar os residentes locais sobre a necessidade de ficarem atentos à data de recebimento, que ocorrerá em duas parcelas.

Enquanto aguardamos a divulgação do calendário para outros estados, é importante que os cidadãos permaneçam atentos aos comunicados oficiais do governo e às informações divulgadas pelos meios de comunicação confiáveis.

Dessa forma, poderão se manter informados sobre eventuais atualizações e evitar possíveis contratempos em relação ao recebimento do 13º salário.

Consulta do calendário de pagamento

Para verificar a data de pagamento do 13º salário, é possível utilizar o aplicativo do Bolsa Família disponível nas lojas de aplicativos, como a Play Store e a App Store.

Essa ferramenta permite não apenas que os moradores do estado de Pernambuco verifiquem as datas de pagamento, mas também que o público em geral consulte quando o pagamento será liberado em seus respectivos estados.

Além disso, através dessa aplicação você consegue se manter atualizado sobre outros benefícios relacionados, como é o caso do Auxílio Gás, que é pago a cada dois meses, geralmente sendo depositado em conjunto com uma parcela do Bolsa Família. Lembrando que o próximo pagamento será feito no próximo mês, isto é, em junho (06).

Vale ainda ressaltar que, hoje em dia não é mais necessário enfrentar longas filas na Caixa Econômica Federal, sendo essa a instituição que administra os repasses, para receber pagamentos em dinheiro.

Isso porque, para tornar a vida de todo mundo mais prática, o banco desenvolveu um aplicativo que está sendo amplamente utilizado pela população para receber de forma segura os pagamentos relacionados a benefícios sociais.

Caso você ainda não esteja familiarizado, o aplicativo Caixa Tem desempenha um papel fundamental na distribuição dos recursos fornecidos pelo governo federal para ajudar aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Portanto, é altamente recomendado que você tenha o aplicativo Caixa Tem instalado em seu celular também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.