Brasileiros com dívidas chegam ao mês de março com GRANDE NOTÍCIA, surpreendendo a todos POSITIVAMENTE

Evento organizado pela Febraban tem como objetivo ajudar cidadãos no processo de renegociação de dívidas em atraso

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) iniciou neste mês de março mais um mutirão de negociação de dívidas. O evento começa hoje e termina no próximo dia 31 de março, e deve contar com a participação de boa parte das instituições financeiras que atuam em todo o território nacional.

No mutirão, o cidadão vai poder organizar as suas dívidas para conseguir pagar o que ainda falta para conseguir limpar o seu nome. A ideia é que os consumidores tenham acesso às condições de descontos espaciais e prazos diferenciados, mesmo considerando que cada instituição tenha o direito de seguir com as suas regras próprias.

Segundo a Febraban, o cidadão interessado nas regras, vai poder negociar:

  • débitos de cartão de crédito;
  • cheque especial;
  • empréstimo consignado;
  • outras modalidades de crédito.

Na edição deste ano do mutirão, não será possível negociar empréstimos em atraso que tenham bens dados em garantia. É o caso, por exemplo, de veículos e imóveis.

A partir da negociação, o cidadão poderá conversar com o banco para aplicar algumas das opções listadas abaixo:

  • alongamento de prazos;
  • redução de taxas;
  • alteração nas condições de pagamento;
  • obtenção de recursos adicionais;
  • migração para outras modalidades de crédito mais baratas.

Para realizar mais uma edição do mutirão de negociação de dívidas, a Febraban está contando com o apoio do Banco Central (BC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e de Procons de todo o país.

Como realizar a negociação

Para realizar a negociação, existem dois canais diretos que o cidadão pode usar de maneira remota ou não. Uma das possibilidades, por exemplo, é ir diretamente para o banco em que a dívida está registrada. Assim, o trabalhador poderá falar diretamente com um funcionário da instituição e negociar uma saída.

Outra opção é acessar o site oficial do Consumidor, voltado justamente para este tipo de negociação. Vale lembrar que para realizar o acesso por este canal, é necessário ter uma conta nível prata ou ouro no sistema gov.br.

Negociando as dívidas

A primeira dica para saber como negociar a sua dívida corretamente, é saber exatamente qual é o tamanho da sua despesa. Para conferir este patamar, basta entrar no site oficial do Registrato, inserir seus dados e realizar a conferência.

Caso você perceba que possui uma dívida com bancos ou financeiras que não incluam bens dados como garantia, este mutirão pode ser uma saída.

A Febraban indica que, mesmo que o cidadão não tenha dívidas em atraso, mas entenda que vai ter que começar a atrasar alguns pagamentos, é importante entrar em contato com o seu banco ou financeira para buscar uma solução prévia.

Caso o indivíduo entre no Registrato e descubra que possui dívidas com empresas ou lojas e não com bancos ou financeiras, o mutirão não poderá ser uma ajuda. Afinal de contas, esta atividade é válida apenas para quem tem dívidas com bancos ou financeiras.

Se o indivíduo entender que a sua dívida está muito grande, e avaliar que não será possível pagar sequer o valor depois de uma negociação, a dica da Febraban é procurar ajuda não neste mutirão, mas de órgão de proteção e defesa do consumidor de sua região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.