Guerra do Paraguai: tópicos fundamentais para as suas provas

RESUMO COMPLETO

Guerra do Paraguai: tópicos que você precisa dominar sobre o tema

A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi um importante conflito em que o Brasil esteve envolvido no século XIX. O embate é fundamental para a história do país, uma vez que foi um dos fatores que contribuíram para o fim do Segundo Reinado

Essa guerra aparece com uma grande frequência nas principais provas no país, mas com destaque especial nos vestibulares. Com os vestibulares se aproximando, é fundamental que você entenda a importância dessa guerra e domine os principais tópicos que estão relacionados com ela.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com as principais características da Guerra do Paraguai. Confira!

O que provocou o conflito?

A Guerra do Paraguai envolveu países da América Latina que formaram alianças entre si contra o Paraguai: Brasil, Argentina Uruguai formaram a Tríplice Aliança para combater o país. 

Os principais motivos que levaram à guerra foram o imperialismo paraguaio e a luta pelo controle da Bacia do Prata. O estopim aconteceu quando o Paraguai, com o objetivo de expandir suas terras e formar o “Grande Paraguai”, invadiu o estado brasileiro Mato Grosso. A partir desse acontecimento, o Uruguai e a Argentina decidiram ficar do lado do Brasil no embate.

Quais foram as consequências da guerra?

A Guerra do Paraguai foi devastadora para todos os países que participaram dela. Porém, o Paraguai foi aquele que mais sofreu com a situação: estima-se que  80% de sua população masculina foi morta nos conflitos. 

Ainda, uma grave crise econômica teve início no país logo após o fim do conflito. O Paraguai ficou com poucas indústrias e poucas terras para cultivo. O país perdeu muitos de seus territórios para os países da Tríplice Aliança, incluindo o Brasil.

Contudo, o Paraguai não foi o único país afetado. A guerra foi uma das causas do fim do Segundo Reinado no Brasil, como mencionado, uma vez que ela foi responsável por instaurar uma severa crise econômica e por provocar a perda de muitas vidas.

Por outro lado, a guerra fez com que o Brasil adquirisse liberdade de navegação na Bacia da Prata. O embate foi também fundamental para a formação do exército brasileiro. 

O papel da Inglaterra

A Inglaterra não participou diretamente do conflito, mas foi o único país a lucrar com o embate. Podemos dizer que os ingleses ampliaram seus mercados na América Latina e lucraram com os empréstimos feitos ao Brasil e ao Paraguai.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.