Brasil: cidade inteligente apresenta soluções para diminuir a produção de lixo 

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países que mais produzem lixo plástico no mundo, e recicla menos de 2% desse montante, segundo dados do Banco Mundial, liberados no último relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) sobre poluição plástica.

Pensando em uma maior sustentabilidade, a construtora Planet Smart City oferece diretrizes pensadas para o máximo aproveitamento da reciclagem destes resíduos em seus bairros e cidades inteligentes.

Susanna Marchionni, CEO da Planet no Brasil, explica que as ações de reciclagem em funcionamento demandaram planejamento estratégico para envolver toda a comunidade. 

“Uma cidade inteligente deve investir em projetos de educação ambiental para que seus moradores consigam diminuir o impacto de suas ações no planeta, porque todos sabem da importância, mas nem sempre se esforçam o suficiente por não saber por onde começar”, explica a CEO. 

“Ter bons exemplos ao nosso redor pode incentivar de forma correta futuras ações em prol da proteção, recuperação e do uso sustentável do nosso planeta”, completa.

Na Smart City Laguna, por exemplo, é disponibilizada uma ilha de coleta seletiva com lixeiras de cores diferentes indicando o descarte correto de itens como plástico, vidro, alumínio e papel. 

O lugar é frequentado por mais de 200 famílias residentes, onde cada uma faz a separação minuciosa do seu próprio lixo.

Para envolver a comunidade, a cidade também realiza outras ações como a compostagem comunitária, onde os moradores podem descartar restos de verduras e legumes, cascas de frutas, borras de café e cascas de ovos, que após um período na composteira viram adubo que podem ser utilizados na horta comunitária ou no jardim particular de cada família.

A CEO acredita que o sistema implantado colabora para que a comunidade esteja envolvida no cuidado com a limpeza da cidade. 

“O nosso incentivo é colhido em resultados. A nossa cidade é bem limpa e mesmo em áreas onde não existem muitas lixeiras, não se vê lixo no chão”, comenta Susanna.

Aulas para evitar o desperdício de alimentos também são ministradas para a comunidade no espaço “alimentação smart”, onde os moradores aprendem como utilizar os alimentos em sua totalidade por meio da promoção de hábitos alimentares adequados.

Planet Smart City

A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. 

O grupo foi fundado em 2015 e tem sede em Londres, com escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e Índia. 

A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde estão sendo construídos projetos horizontais : 

  • Smart City Laguna (CE), 
  • Smart City Natal (RN), 
  • Smart City Aquiraz (CE)   

E verticais na cidade de São Paulo, com mais de 2.500 apartamentos. 

Mais informações em: www.planetsmartcity.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa – Planet Smart City.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Sustentabilidade: Tudo sobre telhas solares e seus benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.