Bolsonaro deseja reduzir PIS/Cofins de combustíveis

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governo pretende fechar até essa sexta-feira (12) proposta para diminuir o PIS/Cofins sobre combustíveis. Ele afirmou que o projeto já estava pronto, mas precisava do aval do Ministério da Economia, que havia “atrasado” a análise.

Bolsonaro afirmou que está numa queda de braço com o Ministério da Economia para conseguir diminuir essa cobrança. A Lei de Responsabilidade Fiscal não deixa isso ser feito sem o aumento de outro imposto ou corte de gastos seguindo a proporção. “Pode ser que exista cláusula de excepcionalidade para isso”, afirmou Bolsonaro.

O presidente afirmou que cada centavo diminuído no PIS/Cofins sobre o diesel teria impacto de R$ 800 milhões nos cofres públicos. De acordo com o Estadão, uma liminar de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros com valor mais alto, como SUVs, para pessoas com deficiência está sendo estudado. Também está sendo estudado o fim das renúncias tributárias para o setor petroquímico. As duas medidas podem representar ganho de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.

Bolsonaro afirmou que o governo deve propor lei para impedir a bitributação sobre combustíveis e alterar a base de cálculo sobre a qual incide o imposto estadual ICMS. De acordo com Bolsonaro, o objetivo é a alíquota do ICMS incidindo sobre o preço dos combustíveis nas refinarias. Atualmente, isso acontece nas bombas. A outra opção é de que haja um preço fixo sobre o litro; atualmente, é tirado o percentual sobre o preço final. A mudança deixaria semelhante ao PIS/Cofins, imposto federal. Bolsonaro garante que os governadores não perderão receita.

Semana passada, os secretários de Fazenda dos estados não aprovaram mudanças na fórmula de cálculo do ICMS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.