Bolsa Família: Governo discute o que fazer com as sobras do programa

De acordo com o Ministério da Cidadania algo em torno de R$ 9 bilhões irão sobrar dos pagamentos do Bolsa Família este ano

O Governo Federal deverá registrar uma sobra de R$ 9,3 bilhões dos pagamentos do Bolsa Família este ano. Isso vai acontecer porque boa parte dos usuários do programa acabaram migrando para o Auxílio Emergencial. Com isso, acabou sobrando dinheiro para a realização de outros repasses.

O debate agora é sobre o caminho que essa quantia que sobrou vai fazer. Sabe-se que uma boa parte dele vai acabar indo mesmo para o Auxílio Brasil. Esse é o programa que deve substituir o Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. Então a quantia faria um caminho natural.

Mas nem toda essa sobra vai para o Auxílio Brasil. Pelo menos uma parte dela deverá ter outro caminho. E aí que está o debate em questão. De acordo com informações de bastidores, o mais provável neste momento é que o Governo acabe colocando essa quantia em obras sociais no Nordeste do país ainda este ano.

Na verdade, a ideia é distribuir essa renda para todo o país, mas o Nordeste é que acabaria recebendo a maior parcela do benefício. Isso aconteceria porque os projetos em questão são de criação de cisternas de água e de distribuição de alimentos. E aparentemente, é essa região que precisaria mais dessa ajuda.

Pelas contas do próprio poder executivo, o Nordeste registra neste momento algo em torno de 68% de todas as cidades que estão precisando de distribuição de água no Brasil. Além disso, cerca de 43% de todos os municípios que estão precisando de distribuição de alimentos também estariam por lá. Então eles teriam essa necessidade especial.

Interesse de João Roma

Nesta semana, começou a circular a informação de que o Ministro da Cidadania, João Roma deverá deixar o cargo em breve. O motivo: ele está prestes a anunciar a sua candidatura ao Governo do estado da Bahia.

Neste sentido, há quem diga que ele teria interesse em investir pesado na região Nordeste. Assim, ele poderia ter um apoio mais forte do Presidente Jair Bolsonaro nas eleições para o próximo ano.

O Ministro João Roma, no entanto, nega que o seu interesse seja eleitoral. De acordo com ele, o Governo teria uma preocupação real com os trabalhadores informais e com a situação dos mesmos neste momento.

Auxílio no Nordeste

Recentemente, alguns políticos do Nordeste acusaram o Presidente Jair Bolsonaro de discriminação contra a região. Eles afirmaram isso com base nos números oficiais do Bolsa Família por lá.

É que de acordo com o Consórcio Nordeste, a região estaria concentrando a maior parte dos usuários que estão na fila do Bolsa Família. São brasileiros que atendem todas as regras do programa, mas que ainda assim não estão recebendo nada.

O Ministério da Cidadania afirmou por meio de nota que a escolha dos usuários do Bolsa Família acontece de forma impessoal e digitalizada. Eles disseram ainda que os números de atendidos do programa são maiores do que os da época do PT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.