Bolsa Família: aumento de imposto para bancar programa gera debate

Nas redes sociais, decisão do Governo de aumentar imposto para bancar Bolsa Família acabou gerando discussões entre internautas

Na semana passada o Presidente Jair Bolsonaro resolveu decretar o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O objetivo, de acordo com o Governo Federal, foi fazer a receita aumentar para conseguir pagar o Bolsa Família. A decisão do Palácio do Planalto está gerando discussões até agora.

Nas redes sociais, as pessoas se dividiram sobre o tema. Uma parte disse que o Governo estaria errando ao fazer isso. Eles lembraram que o Presidente Jair Bolsonaro tinha prometido não aplicar esse aumento de imposto. Outra parte, no entanto, disse que isso vai acontecer por causa de um bem maior, que neste caso seria o novo projeto.

“E o “mito” elevando imposto pra bombar o sequestrado Bolsa Família ainda neste ano? Que mais gente seja atendida e com mais dinheiro! Sou favorável. Oponho-me, como sempre me opus, à exploração eleitoreira do programa, que sempre defendi”, disse o jornalista Reinaldo Azevedo em seu perfil oficial do Twitter.

“Por que você não lembra de tudo o que os governadores estão fazendo? Por que tudo sempre na conta do Presidente? Vocês são hipócritas. O imposto vai durar pouco tempo e vai servir para ajudar as pessoas que estão passando fome agora. Sejamos honestos”, disse um apoiador do chefe do executivo em resposta.

“Para comprar os votos do Centrão com emendas parlamentares o Governo tem dinheiro, ‘né'”, disse uma internauta. “O PT tem muita culpa por entregar o país nesta situação”, disse outro. O fato é que a discussão ainda está grande sobre o tema nas redes sociais. E não é diferente dentro do poder executivo.

Imposto

O plano do Ministério da Economia é usar esse aumento de imposto para tentar gerar receita e aumentar o tamanho do Bolsa Família. O objetivo é que os pagamentos do novo benefício comecem no próximo mês de novembro. Eles querem usar essa tática apenas até o fim deste ano

Logo depois, a partir de 2022 a história passa a ser outra. De acordo com informações de membros do próprio Governo Federal, eles querem começar a pagar o benefício por outras fontes de renda. Para isso, no entanto, eles precisam da aprovação de uma série de projetos sociais ainda este ano.

É que existe uma lei eleitoral que impede que o Palácio do Planalto suba valores de projetos sociais em anos de eleição. E o fato é que 2022 é ano de pleito presidencial. Na prática, tudo isso quer dizer portanto que eles possuem até o final de dezembro para colocar essas modificações em prática.

Novo Bolsa Família

O Governo Federal quer aumentar o tamanho do Bolsa Família. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o programa chega na casa de algo em torno de 14,6 milhões de pessoas. Os valores médios de pagamentos estão na casa dos R$ 189.

A ideia do Palácio do Planalto é aumentar o número de beneficiários para a casa dos 17  milhões. Além disso, eles também querem que a média dos pagamentos passe a ser de R$ 300. Pelo menos foi isso o que próprio Presidente Jair Bolsonaro disse.

Nos bastidores, o Governo Federal segue dizendo para apoiadores que não vai seguir aumentando imposto em 2022. A ideia deles é manter o Bolsa Família turbinado por outras vias. A grande questão é que até agora nada está concretizado sobre este assunto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.