Benefícios e malefícios do trabalho presencial

Conhecer alguns dos benefícios e malefícios do trabalho presencial pode lhe ajudar a tomar a decisão certa para a sua carreira.

Afinal, pode ser que este modelo de trabalho esteja alinhado às suas expectativas, como também pode não estar.

Por isso, colocar tudo na ponta do lápis e analisar o que pode ser bom ou ruim é uma excelente estratégia para fazer um plano de carreira mais assertivo.

Quer conhecer um pouco mais sobre os dois lados do trabalho presencial? Então confira este guia! Acompanhe-nos até o fim.

Quais os benefícios e malefícios do trabalho presencial?

Em tudo na vida existem os fatores positivos e negativos. Com o trabalho não seria diferente. Embora exista o “time” do trabalho remoto e o do trabalho presencial, ainda assim ambos apresentam prós e contras. Caberá a você analisar esses fatores para, assim, decidir o que é melhor para você.

Por isso, listamos a seguir os benefícios e malefícios do trabalho presencial. Veja:

Benefícios

Vamos começar pelos benefícios do trabalho presencial. Se você já trabalhou em uma empresa, de forma presencial, pode ser que se identifique com o que listamos abaixo. Caso não se identifique, lembre-se de que trouxemos uma “média”, não uma regra. 😉 Confira:

  • Interação social: Sem dúvidas a interação com os colegas é um ponto que muita gente enxerga como muito positivo. Isso porque algumas pessoas tendem a se sentir “isoladas” e “solitárias” trabalhando em casa.
  • Ambiente que pode estimular a concentração: Um ambiente de trabalho fora de casa pode ajudar na concentração. Afinal, quando estamos em casa, podemos acabar nos distraindo com o pet, com a bagunça na cozinha, com a família conversando, etc.
  • Horários de trabalho bem definidos: Os horários de trabalho costumam ser mais bem definidos. Embora existam as horas extras, é fácil mensurá-las e separá-las do expediente comum.
  • Facilidade para solucionar problemas com colegas: Ao invés de ter que marcar uma call com o seu colega, você pode simplesmente se levantar da sua mesa e se dirigir até a dele, a fim de tirar uma dúvida ou apontar algo importante.
  • Infraestrutura no trabalho: A empresa oferece computador, mesa e cadeira adequados para o trabalho. Coisa que nem todas as pessoas terão em casa.

Malefícios

Como nem tudo são flores, e devemos pensar nos benefícios e malefícios do trabalho presencial para tomar uma boa decisão, apresentamos abaixo as desvantagens deste modelo. Veja:

  • Tempo perdido no trânsito: Todo mundo sabe que o tempo perdido no trânsito pode ser bastante negativo. Portanto, este é, sem dúvidas, um dos maiores “malefícios” do trabalho presencial.
  • Horas ociosas depois de concluir as tarefas: Se porventura você concluir toda a demanda do dia, pode ser que se sinta entediado e ocioso por simplesmente ter que cumprir um horário de trabalho.
  • Gastos com transporte, alimentação, roupa, etc.: Os gastos com transporte, alimentação fora de casa e até mesmo com a vestimenta usada no trabalho pode encarecer a atividade laboral.
  • Mais estresse e ansiedade devido à correria: A correria de acordar mais cedo e pegar o trânsito pode aumentar o estresse e a ansiedade.

E você? Quais os benefícios e malefícios do trabalho presencial que você enxerga? Conte-nos abaixo, nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.