Benefícios – Diferencial Competitivo

Benefícios – Renumeração e valorização do capital humano

São os chamados benefícios oferecidos pelas empresas algumas vantagens concedidas aos funcionários, complementando a sua remuneração. Sendo assim, o benefício é uma remuneração que a empresa paga de diversas formas.

Por isso, os benefícios podem ser oferecidos de acordo com o porte da empresa, nicho de atuação e segmento, e, em alguns casos, quando por obrigatoriedade da empresa, imposta pelo sindicato da categoria.

Sendo assim, não há um padrão de benefícios que uma empresa possa oferecer, porém, há alguns que são inerentes as empresas atuais, como: vale-alimentação, cesta básica, plano de saúde, vale transporte e participação nos lucros.

Desenvolvimento humano e as necessidades atuais do mercado

No entanto, algumas empresas podem criar benefícios flexíveis que atendam às necessidades dos profissionais atuais. Por exemplo, benefícios inerentes ao desenvolvimento humano, como apoio aos estudos, custeando uma porcentagem de um curso de graduação ou pós-graduação.

Além disso, existem empresas que fazem planos internos de previdência privada ou criam premiações inovadoras, como viagens, vale-presente, vale-cultura, enfim, são muitas as possibilidades de implementação de melhorias internas.

Motivação interna e retenção de talentos

Os benefícios são formas de manter a equipe motivada, ao passo que diminuem bastante o nível de absenteísmo. Por isso, faz parte do planejamento da gestão de pessoas.

Além disso, é uma forma de aumentar a produtividade e reter talentos. Sendo assim, uma empresa que faz uma gestão de benefícios recebe de volta, de forma implícita, esse investimento através de um ambiente colaborativo e o participativo.

Por isso, uma empresa que se organiza e oferece melhorias internas, se torna uma empresa na qual as pessoas têm orgulho de trabalhar e isso pode ser um grande diferencial competitivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.