Bilhete: Gênero textual informal

Você já recebeu ou já mandou um bilhete? Confira aqui como é fácil essa forma de comunicação! Os bilhetes são mensagens simples, escritas de forma clara e rápida, em um pequeno papel. Eles são usados como meio de comunicação entre as pessoas, como se fosse um pequeno aviso ou lembrete. Por serem simples e breves, os bilhetes não têm regras para serem escritos, cada pessoa escreve de acordo com sua ideia.

Mensagem curta geralmente escrita à mão

O bilhete é bastante utilizado como meio informativo, principalmente quando relacionado a pessoas próximas, com certo grau de intimidade. Algumas características são fundamentais para identificar esse gênero textual, como:

  • Mensagem curta;
  • Linguagem informal;
  • É permitido a utilização de apelidos, abreviações, etc;

O bilhete possui é um gênero textual simples e pode ser usado para diversas funcionalidades:

  • Deixar um recado;
  • Fazer um convite;
  • Comunicar uma novidade, etc;

Elementos do bilhete

  • Destinatário: quem recebe o bilhete.
  • Remetente: quem escreve o bilhete.
  • Corpo de Texto: mensagem curta que será encaminhada.
  • Despedida: mensagem que finaliza o texto, normalmente acompanhada de uma linguagem informal, que pode ser: beijos, abraços, se cuida, dentre outros.
  • Data: dia em que o bilhete foi escrito.

Bilhete x Carta

Mesmo sendo parecidos, há algumas características que diferenciam o bilhete da carta. Uma delas é que a carta normalmente é selada e enviada pelos correios, já o bilhete  normalmente é entregue em mãos ou deixado em locais que os destinatários conhecem.

Modelos

Exemplo 1

Filho, boa noite!

Deixei a conta para você pagar, dentro do seu caderno. Não esqueça de passar na casa lotérica quando sair do colégio.

Bjs! Até mais tarde!

Mamãe – 19/03/016

 

Exemplo 2

Carol,

Preciso te contar um segredo, mas só quando minha mãe não estiver em casa. Mais tarde passe lá para conversarmos. É muita coisa…

Bjs,

Carlinha – 26/05/2012

 

Outros Gêneros Textuais

Declaração

A declaração é utilizada como forma de esclarecimento sobre algo, servindo de documento comprobatório, além de poder expressar um ponto de vista. Ela também pode  servir como demonstração de sentimentos.

 

Relato

O relato  é uma modalidade textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. Nesse tipo de texto, podemos sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.

Dicas extras para escrever um bilhete

Saiba quando deve escrever

Existe algum motivo especial para enviar ou deixar um bilhete? Em seguida faça uma apresentação rápida sobre o assunto que você vai comunicar. Se for escrever para algum colega de trabalho ou professor da escola é ideal usar uma linguagem mais formal.

Junte informações necessárias

Para escrever uma mensagem séria e profissional, busque os dados relevantes e inclua-os no corpo da mensagem. Isso pode dinamizar a comunicação, evitando que ela se torne longa demais, além de mostrar que você respeita e leva o assunto em questão a sério.

Faça um rascunho

Com as informações em mãos, escreva um esboço da carta. Você terá tempo para falar sobre o assunto sem deixar nada de lado, reler a mensagem e editá-la.

Seja positivo

Escreva com um tom proativo e receptivo, assim o diálogo fluirá com mais facilidade e será mais produtivo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.