Benefícios de ser uma pessoa observadora

Você sabe quais são os benefícios de ser uma pessoa observadora? Já parou para analisar isso? Se ainda não, então está na hora de observar as vantagens de focar nos pequenos detalhes, situações e acontecimentos. Acompanhe esse texto até o fim para saber mais!

Benefícios de ser uma pessoa observadora

Os benefícios de ser uma pessoa observadora estão envolvidos com o relacionamento que você tem com as outras pessoas, com a forma como você lida com problemas no trabalho e a maneira como você estuda e aprende algo novo.

Basicamente, a capacidade de observar é capaz de nos ajudar a absorver informações muito importantes que, em posição de piloto automático, não seríamos capazes de absorver. 

A seguir destacamos esses fatores com mais detalhes. Veja, portanto, quais são os benefícios de ser uma pessoa observadora:

1- Novas perspectivas sobre uma mesma situação

Quando você está diante de um problema, seja no trabalho, na família ou nos estudos, como você costuma reagir? Você o deixa de lado e espera que ele se resolva, ou observa os pequenos fatores envolvidos, para lidar com a situação?

Bom, se você opta pela segunda opção, sabe o quanto a observação é poderosa e capaz de criar novas perspectivas sobre uma mesma situação. Quando observamos um problema, com atenção, passamos a enxergar potenciais soluções que antes não eram vistas. Afinal, antes estávamos “cegos” pela pressa de querer resolver, e agora, observando, somos capazes de enxergar caminhos promissores.

2- Melhora a sua capacidade de comunicação

A sua comunicação também é capaz de melhorar com uma boa observação. Isso porque você será capaz de ler a linguagem corporal da outra pessoa, podendo agir de acordo e assim criar uma conversa muito mais fluída.

Além disso, a observação está alinhada à escuta ativa, ou seja, a capacidade de se atentar aos pequenos detalhes presentes na fala do outro, para assim absorver mais informações e garantir uma interpretação melhor do que está sendo dito.

3- Ajuda você a prever potenciais problemas

Quando você começa a observar mais, é possível prever potenciais problemas no trabalho, na família, nos relacionamentos, entre outras possibilidades.

Isso porque com a observação somos capazes de enxergar pequenos “erros” que possam impactar no resultado final de uma ação. Assim, conseguimos nos preparar de antemão, ou então, somos capazes de prevenir o problema em potencial.

4- Melhora as suas relações como um todo

Por fim, um dos benefícios de ser uma pessoa observadora é que você poderá melhorar os seus relacionamentos de uma maneira geral, e isso em qualquer esfera social.

Afinal, você conseguirá absorver mais informações sobre as pessoas; prestará mais atenção no que está sendo dito; conseguirá “ler” melhor os sentimentos e emoções alheios; poderá reconhecer o que os outros gostam ou deixam de gostar; entre outras informações que são fundamentais na hora de construir relações sólidas e saudáveis.

Por isso, comece hoje mesmo a observar mais a sua volta. Atente-se para os cheiros, as cores, os sons, as palavras ditas pelo outro. Observe a postura, a maneira de agir e demais sinais que possam lhe entregar conhecimentos importantes sobre os outros e sobre o mundo. Isso fará muita diferença em sua vida. Experimente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.