Benefícios de ser uma pessoa assertiva

São diversos os benefícios de ser uma pessoa assertiva. E esses benefícios podem ser notados tanto na vida pessoal, quanto profissional. Por isso, investir na assertividade pode ser bem interessante. Saiba mais sobre todas as vantagens acompanhando este conteúdo!

5 benefícios de ser uma pessoa assertiva

Os benefícios de ser uma pessoa assertiva são inúmeros. Isso porque quando conseguimos apresentar a nossa posição diante de algo, colocar à mesa os nossos pontos de vista e sermos mais claros com relação ao que queremos, tendemos a ter melhores relacionamentos. Afinal, pessoas indecisas e sem assertividade podem minar relações pessoais e profissionais, concorda?

Sendo assim, a assertividade pode promover muitas coisas boas para nós. Abaixo listamos 5 delas, embora poderíamos listar muito mais:

1. Facilidade para tomar decisões importantes

Uma pessoa assertiva tende a ter mais facilidade para tomar decisões importantes. É claro que ela reflete e pensa sobre o assunto, mas isso não quer dizer que ela não consiga tomar uma decisão de forma objetiva. Afinal, ela sabe o que quer e o que não quer, e consegue colocar os prós e contras na balança com mais facilidade.

Além disso, uma pessoa assertiva não se deixa levar apenas pelas opiniões alheias. Ela decide com base na realidade dela e no que ela almeja alcançar – não com base no que as outras pessoas julgam ser o melhor para ela. E isso pode fazer toda a diferença na vida de alguém.

2. Mais segurança na hora de expressar suas opiniões

Uma pessoa assertiva consegue expressar as suas opiniões sem medo. Claro que isso acontece de forma respeitosa, pois assertividade não se relaciona com grosseria. Isto é, uma pessoa que consegue ser assertiva é capaz de ser clara e objetiva quando expõe as suas opiniões, ao mesmo tempo em que mantém o respeito em primeiro lugar.

Ter essa postura, especialmente no mercado de trabalho, é de suma importância para construir uma imagem profissional mais positiva e interessante.

3. Planos para o futuro

A assertividade ajuda – e muito – na hora de criar planos para o futuro. Uma pessoa com assertividade consegue traçar metas e passos interessantes. Embora ela possa mudar de opinião e remodelar o caminho às vezes, mesmo assim ela garante uma estrada mais assertiva e interessante.

4. Melhora nos relacionamentos profissionais e pessoais

Pessoas indecisas e que não conseguem se posicionar em nenhuma esfera de suas vidas tendem a ter problemas em relacionamentos interpessoais. Isso porque elas podem cair no erro de aceitar tudo ou de simplesmente nunca saber dizer o que quer e não quer. Consequentemente, os relacionamentos ficam desgastados e fragilizados, provocando efeitos nocivos na vida da pessoa.

Em contrapartida, quem tem assertividade consegue apontar as suas opiniões e desejos de forma respeitosa, construindo relações mais sólidas.

5. Clareza com relação ao que quer e não quer

Saber o que se quer e o que não se quer é muito importante. Quando não temos essa clareza, podemos fazer coisas que impactam o nosso bem-estar, apenas com o foco de agradar aos outros. Portanto, cuidado!

A assertividade, por sua vez, impede que isso aconteça. Conseguimos ter uma visão mais clara dos nossos desejos, respeitando quem somos e preservando a nossa saúde dessa forma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.