Beneficiários do Bolsa Família não precisam esperar calendário de saques do Auxílio

O Governo Federal começou os pagamentos do novo Auxílio Emergencial há algumas semanas. No entanto, muita gente ainda possui dúvidas sobre as diretrizes do programa. E uma das principais dúvidas sobre esse benefício é a questão da liberação dos saques.

Há uma certa confusão sobre esse tema porque em alguns casos, o beneficiário do Auxílio Emergencial só pode sacar o dinheiro semanas depois de receber o montante. Seja como for, essa regra só vale para os informais que fazem parte do Cadúnico e os que se inscreveram via aplicativo.

Quem faz parte do Bolsa Família não precisa se preocupar com isso. É que pelas regras desse novo Auxílio Emergencial, essas pessoas não precisam esperar algumas semanas para tirar esse dinheiro na agência. Isso porque elas podem tirar na data da liberação do dinheiro.

Os beneficiários do Bolsa Família que receberam esse dinheiro no último dia 16, por exemplo, puderam tirar o dinheiro vivo no momento do pagamento. Isso acontece porque essas pessoas seguem um calendário de pagamentos próprio. Então, na visão do Governo, não há a necessidade de criar um novo calendário de saques para esse grupo.

De acordo com dados do próprio Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de beneficiários do Bolsa Família irão receber o Auxílio Emergencial de fato. Estamos falando portanto de uma minoria dentro do universo de 40 milhões de brasileiros que estão recebendo as parcelas desse novo Auxílio Emergencial.

Saques para os informais

No caso dos trabalhadores informais, a situação é completamente diferente. Essas pessoas precisam se basear em dois calendários. O primeiro é o da data de pagamento. Esse é o dia que o Governo vai liberar o dinheiro para essas pessoas em suas contas digitais da Caixa.

O segundo calendário é o de saques. Esse é o que define a data de liberação para retirada desse dinheiro. Esse segundo calendário tem início ainda no final deste mês. Ainda assim, esses trabalhadores precisam esperar por um hiato de algumas semanas para conseguir tirar o dinheiro na agência.

Neste meio tempo, esse trabalhador pode usar esse dinheiro para fazer uma série de operações, como pagar contas por exemplo. De acordo com a própria Caixa Econômica Federal a maioria das pessoas usa todo o dinheiro de forma digital antes mesmo da data de liberação para os saques.

Auxílio Emergencial

O Ministério da Cidadania explica que essa liberação do saque em uma data diferente para os informais acontece por uma questão de segurança. É que de acordo com a pasta, se o Governo liberasse esse dinheiro agora nas agências, as pessoas inevitavelmente iriam provocar grandes aglomerações.

E essas grandes aglomerações são tudo o que as autoridades sanitárias não querem agora. Acontece que o Brasil ainda está vivendo o seu pior momento da pandemia do novo coronavírus. De acordo com os dados oficiais, o país ultrapassou a marca dos 380 mil mortos desde o início do período pandêmico por aqui.

Mesmo assim, devido a tamanha pressão, a pasta achou melhor antecipar o calendário de saques. Agora, como dito, esse dinheiro vai poder estar no bolso dos trabalhadores no final deste mês. Foi portanto uma antecipação de cerca de 15 dias para cada um dos trabalhadores informais.

O Auxílio Emergencial está pagando quatro parcelas. São valores que variam entre R$ 150 e R$ 375.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.