Tudo sobre o Protocolo de Kyoto!

Protocolo de Kyoto: vai cair na sua prova!

O Protocolo de Kyoto foi o primeiro tratado internacional com o objetivo de conciliar a crescente industrialização e a preservação do meio ambiente.

O assunto aparece com uma grande frequência nas principais provas de geografia, de atualidades e de história geral do país. Entre as provas que mais cobram esse assunto estão o ENEM e os vestibulares paulistas, principalmente na segunda fase.

Protocolo de Kyoto: Definição

O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que foi assinado no ano de 1997. O acordo faz com que os seus países membros assumam compromissos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, consequentemente causando o aquecimento global.

Protocolo de Kyoto: Características

O Protocolo de Kyoto foi criado na 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas, realizada na cidade de Kyoto, no Japão, no ano de 1997. É válido ressaltar também que esse foi o primeiro acordo internacional com o objetivo de reduzir a emissão dos chamados “gases estufa”, muito prejudiciais para o planeta Terra. Além disso, o protocolo também estimula a criação de formas de desenvolvimento sustentável que consigam conciliar a industrialização e a preservação do meio ambiente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Na Conferência, algumas questões foram levantadas com a intenção de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Estipulou-se que os países membros deveriam assumir o compromisso de realizar ações que visassem a redução gradativa dos gases que agravam o efeito estufa. Isso porque, foi apontado que aproximadamente 55% dos gases nocivos que contribuíram para o efeito estufa eram emitidos pelos países desenvolvidos. Entre os chamados “gases estufas”, estão o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso e o hidrofluorcarboneto.

Protocolo de Kyoto: Países Membros

No ano de sua criação, o Protocolo de Kyoto foi assinado por 84 países. Entre os principais membros, podemos citar: Guatemala, Bolívia, Uruguai, Noruega, Alemanha, França, Brasil, Itália e Portugal.

É importante ressaltar que os Estados Unidos, um dos maiores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e o consequente aquecimento global, abandonaram o acordo no ano de 2001, durante o governo de George W. Bush, com a justificativa de que as metade estipuladas pelo Protocolo prejudicariam a sua economia e a sua produção industrial.

Protocolo de Kyoto: Fases

O Protocolo de Kyoto estipulou duas fases para a redução na emissão dos gases que agravam o efeito estufa. A primeira delas deveria ocorrer de 2008 a 2012 e, nesse período, os países membros do acordo deveriam colocar as medidas em prática. A segunda fase, por sua vez, deveria se iniciar em 2013 e terminar em 2020. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.