Beneficiário que não quiser o dinheiro, pode devolver o Auxílio Emergencial

Imagine que você acorda um dia e olha sua conta digital da Caixa Econômica Federal. Aí você percebe que recebeu uma parcela do Auxílio do Emergencial. Se, por algum motivo, você não quer esse dinheiro, o Governo vai permitir que você devolva essa quantia.

De acordo com as informações do próprio Governo Federal, você só precisa ir até o site oficial do Ministério da Cidadania. Para isso, basta clicar neste link. Chegando lá, você só vai informar se é beneficiário do Bolsa Família ou não e logo depois inserir os seus dados pessoais.

Mas por que alguém iria querer devolver o dinheiro do Auxílio. Pode até parecer loucura para muita gente, mas existem sim casos onde pessoas acreditam que não precisam mais do dinheiro. Ao entender que outras pessoas estão precisando mais do dinheiro, essa pessoas pode achar por melhor devolver essa quantia.

Vamos para um exemplo. Imagine que um autônomo recebeu o Auxílio Emergencial no ano passado até dezembro. Agora imagine que em janeiro o negócio dele de venda de trufas de chocolate começou a decolar. Ele começou a ganhar muito dinheiro com esse trabalho e segue assim até hoje.

Em tese, o homem do nosso exemplo segue elegível para o Auxílio. Isso porque ele recebeu o benefício no ano passado e não está trabalhando em nenhum emprego formal. Nesse caso, portanto, ele pode achar melhor devolver essa quantia logo. É portanto um exemplo nada incomum de acontecer.

Devolução do Auxílio

Mas esse não é o único caso de possibilidade de devolução do Auxílio. Em alguns casos, por exemplo, a devolução acontece por causa de um erro no sistema. É que nesses casos, o Ministério envia o dinheiro para pessoas que não podem receber o auxílio.

Pode ser, por exemplo, que o dinheiro caia na conta de um servidor público ou de qualquer trabalhador formal. Pode ser que caia ainda na conta de uma pessoa que não recebeu o Auxílio no ano passado. Em todos esses casos, podemos dizer que aconteceram erros no sistema.

Então se você é, por exemplo, um servidor público que recebeu o Auxílio, vai poder devolver o dinheiro também. E não se preocupe com possíveis processos. O Governo entende que esse dinheiro não caiu na sua conta por culpa sua. Foi apenas um erro.

Exemplos do ano passado

Essa não é, no entanto, a primeira vez que o Governo abre um processo de devolução do Auxílio Emergencial. Em 2020, quando eles estavam pagando a primeira parcela, também abriram um site oficial especialmente para a devolução desse dinheiro.

Assim como agora, as pessoas podiam simplesmente informar os seus dados e devolver a quantia. No final das contas, apenas uma pequena parcela das pessoas que receberam o dinheiro indevidamente resolveram devolver o dinheiro. O Governo ainda não tem ideia de quanto perdeu com os pagamentos indevidos em 2020.

Seja como for, eles decidiram aumentar o nível de segurança contra fraudes neste ano. A Caixa Econômica Federal vem dizendo que está realizando uma operação de guerra contra fraudes. Tudo para evitar que o dinheiro do Auxílio caia, mais uma vez, nas mãos erradas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.