Bancos e Financeiras: confira quais são as reclamações mais frequentes feitas pelos clientes

Você sabe quais são as principais reclamações feitas pelos clientes sobre bancos e financeiras? Confira as principais reclamações ordenadas por assunto!

Bancos e financeiras: reclamações Frequentes ordenadas por assunto

O Banco divulgou o ranking de reclamações das instituições financeiras e bancos. Mas você sabe quais são as principais reclamações feitas pelos clientes? Confira as informações oficiais conforme ranking do BC, trouxemos 35 primeiras posições.

Reclamações reguladas procedentes – confiras mais frequentes 

Posição – Motivo da reclamação – Quantidade 

 1º Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada 4.223

 2º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito 2.338

 3º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito 2.260

 4º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking 2.197

 5º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito 1.826

 6º Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada 643

 7º Pix – iniciação 631

 8º Oferta ou prestação de informação sobre o cartão de crédito de forma inadequada 575

 9º Concessão de crédito consignado sem a formalização do título adequado 534

10º Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB 489

11º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de débito 439

12º Oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada, exceto as relacionadas a cartão de crédito, conta e serviços acessórios, credenciadora de cartão e operação de crédito 403

13º Abertura de conta de depósito com documentação falsa 388

14º Irregularidades no processo de encerramento de conta de depósitos à vista 364

15º Débito em conta não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis 357

16º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documentos relativos a operação de crédito, exceto para liquidação antecipada e descritivo do crédito. 346

17º Ausência de título adequado relativo a cartão de crédito 333

18º Oferta ou prestação de informação sobre operação de crédito de forma inadequada, exceto crédito consignado 331

19º Pix – liquidação 313

As reclamações com menores índices 

20º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito 296

21º Cobrança irregular de tarifa relacionada a conta ou serviços acessórios à conta 257

22º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em ATM 242

23º Cancelamento de contrato a pedido do cliente não atendido 236

24º Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais 217

25º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de outros documentos, exceto os relativos a cartão de crédito, conta e operação de crédito 182

26º Ausência de título adequado relativo a cartão de crédito consignado 157

27º Concessão de crédito consignado mediante a formalização de título adequado com base em documentação falsa 152

Cobrança irregular de tarifa relacionada ao cartão de crédito 152

29º Abertura de conta de pagamento sem documentação necessária ou com documentação falsa 140

30º Abertura de conta de depósito sem documentação necessária 134

31º Restrição à realização de portabilidade de operações de financiamento imobiliário relativas a pessoas naturais 128

32º Irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações relativas a operação de crédito contratada (DDC) 126

33º Prestação de serviço de forma irregular em conta-salário 123

34º Recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento convencionais 120

35º Pix – chaves 115.

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