Banco do Brasil e Receita Federal iniciam pagamento de impostos via Pix

Na última quinta-feira (03), o Banco do Brasil informou que o Pix foi incorporado ao serviço de arrecadação prestado ao governo federal, que tem gestão da Secretaria Especial da Receita Federal do país. Agora, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) terá QR Code permitindo que o pagamento seja feito por Pix.

Com essa parceria, o fisco terá acesso instantâneo ao pagamento, seja o pagador cliente do Banco do Brasil ou não. Na primeira frase da novidade, o Darf poderá ser pago pelo Pix pelas empresas que precisam entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

De acordo com a instituição, ainda em dezembro o QR Code será liberado no Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), que é utilizado por todos os empregadores domésticos e conta com quase um milhão de pagamentos mensais.

Em janeiro do ano que vem, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) começará a ter QR Code para pagamento via Pix. Mensalmente, são feitos 9 milhões de pagamentos por micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs).

O Banco do Brasil estima que todos os documentos de arrecadação com gestão da RFB devem ter QR Code para Pix ao longo do ano que vem. Ao todo, isso representará 320 milhões de pagamentos anuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.