Banco Central e a evolução da atividade econômica 

Conforme informa o Banco Central, os membros do Copom discutiram a evolução da atividade econômica doméstica. Confira mais informações!

Conforme informa o Banco Central do Brasil, os membros do Copom discutiram a evolução da atividade econômica doméstica à luz dos indicadores e informações disponíveis. 

Banco Central e a evolução da atividade econômica 

Ao resultado do PIB do segundo trimestre ligeiramente melhor que o esperado, seguiram-se divulgações de alta frequência marginalmente mais negativas, ainda que evoluindo favoravelmente, pondera o Banco Central.

Retomada robusta da atividade no segundo semestre

Parte dessas revisões decorre de uma antecipação do crescimento esperado para alguns dos setores mais atingidos pela pandemia; outra parte deriva da menor produção industrial decorrente da manutenção de dificuldades nas cadeias de suprimentos, informa o BC.

Assim sendo, o Comitê manteve a visão de uma retomada robusta da atividade no segundo semestre, na medida em que os efeitos da vacinação sejam sentidos de forma mais abrangente. 

Projeção de continuação da recuperação do mercado de trabalho e do setor de serviços

No que se refere ao futuro próximo, para 2022, o Copom considera que o crescimento da economia será beneficiado por três fatores. Primeiro, pela continuação da recuperação do mercado de trabalho e do setor de serviços, mesmo que em menor intensidade do que se antecipava anteriormente; segundo, conforme o Copom, pelo desempenho de setores menos ligados ao ciclo de negócios, como agropecuária e indústria extrativa; e, terceiro, por resquícios do processo de normalização da economia conforme a crise sanitária arrefece, informa o Banco Central do Brasil.

Copom aponta recuo da taxa de desocupação com crescimento da força de trabalho

Conforme divulgação do BC, os membros do Copom discutiram a respeito da evolução do emprego. O recuo da taxa de desocupação com crescimento da força de trabalho e da população ocupada indica que o mercado de trabalho segue em recuperação, ainda que seja uma recuperação lenta.

Todavia, os níveis das duas últimas variáveis ainda consideravelmente abaixo dos observados antes da pandemia sugerem hiato remanescente no mercado de trabalho. 

Assim sendo, diante da diferença entre os principais indicadores do emprego no segmento formal – PNAD Contínua e Novo Caged, sendo que o último mostra recuperação mais robusta do que o primeiro – permanece a dificuldade de avaliação do efetivo estado do mercado de trabalho, informa o BC.

A implementação da política monetária

A seguir, o Copom passou à discussão da implementação da política monetária, considerando não somente o cenário básico como também o balanço de riscos para a inflação, informa o BC.

É importante para o cidadão entender o fluxo da economia, bem como, o impacto da retomada do mercado de trabalho na oferta de consumo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.