Banco Central define data para a implementação do Pix Saque e Pix Troco – confira

O Banco Central irá implementar no próximo dia 29 de novembro mais dois produtos: o Pix Saque e o Pix Troco. Confira mais detalhes!

Pix Saque e Pix Troco – a novidade do BC já possui data para acontecer

O Banco Central irá implementar no próximo dia 29 de novembro mais dois produtos da Agenda Evolutiva do Pix: o Pix Saque e o Pix Troco, conforme informação oficial do próprio BC. 

Os novos produtos foram definidos pelo Banco Central em 24/8, em reunião de sua Diretoria Colegiada, que aprovou alterações no Regulamento do Pix.

Como será o Pix Saque?

 Conforme informa o BC, o Pix Saque permitirá que todos os clientes de qualquer participante do Pix realizem saque em um dos pontos que ofertar o serviço.

Sendo assim, estabelecimentos comerciais, redes de ATMs compartilhados e participantes do Pix, por meio de seus ATMs próprios, poderão ofertar o serviço. 

O BC informa que para ter acesso aos recursos em espécie, basta que o cliente faça um Pix para o agente de saque, em dinâmica similar à de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code mostrado ao cliente ou a partir do aplicativo do prestador do serviço. 

Entenda a dinâmica do Pix Troco

No Pix Troco, a dinâmica é praticamente idêntica. Sendo assim, a diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser realizado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o Pix é feito pelo valor total (compra + saque). No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e ao valor da compra, ressalta o BC. 

Agenda evolutiva do Pix

O Banco Central informa que a oferta dos dois novos produtos da agenda evolutiva do Pix aos usuários da ferramenta é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de ATMs e às instituições financeiras que possuem seus próprios ATMs.

Limite para as transações

Conforme consta no site do BC, o limite máximo das transações do Pix Saque e do Pix Troco será de R$ 500,00 durante o dia. Bem como, de R$ 100,00 no período noturno (das 20 horas às 6 horas). No entanto, haverá liberdade para que os ofertantes dos novos produtos trabalhem com limites inferiores a esses valores, caso considerem mais adequado aos seus fins.

Benefícios ao cidadão

O BC ressalta que a adoção do Pix Saque e do Pix Troco tem potencial para trazer benefícios para toda a sociedade, cidadãos, pequenos lojistas e estabelecimentos comerciais como um todo.

O cidadão passará a contar com mais alternativas disponibilizadas pelo Pix e com mais opções de acesso ao dinheiro físico quando assim o desejar. Pois os saques poderão ser feitos em diversos locais e não apenas em caixas eletrônicos, informa o Banco Central do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.