Banco central: Copom e os fatores de risco da inflação

Conforme projeções do Copom, os juros seguem elevados até 2023 . No entanto, a recuperação econômica segue num cenário favorável, embora a inflação siga elevada.

Conforme projeções do Copom, os juros seguem elevados até 2023 . No entanto, a recuperação econômica segue num cenário favorável, embora a inflação siga elevada.

O BC informa que as projeções para a inflação de preços administrados são de 13,7% para 2021, 4,2% para 2022 e 4,8% para 2023. Adota-se a hipótese de bandeiras tarifárias “escassez hídrica” em dezembro de 2021 e “vermelha patamar 2” em dezembro de 2022 e dezembro de 2023.

Banco central: Copom e os fatores de risco da inflação

No que diz respeito aos riscos em torno do cenário básico para a inflação, o BC informa que o cenário básico do Copom para a inflação envolve fatores de risco em ambas as direções. 

Reversão parcial de juros 

Por um lado, uma possível reversão, ainda que parcial, do aumento recente nos preços das commodities internacionais em moeda local produziria trajetória de inflação abaixo do cenário básico, define o BC.

Por outro lado, novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia que pressionem a demanda agregada e piorem a trajetória fiscal podem elevar os prêmios de risco do país.

Indicadores de sustentabilidade da dívida pública

Assim sendo, apesar da melhora recente nos indicadores de sustentabilidade da dívida pública, o risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária, define o BC.

Discussão sobre a condução da política monetária

Com relação ao ambiente internacional, o BC informa que observam-se dois fatores adicionais de risco para o crescimento das economias emergentes. 

Primeiro, reduções nas projeções de crescimento das economias asiáticas, refletindo a evolução da variante Delta da Covid-19. Segundo, o aperto das condições monetárias em diversas economias emergentes, em reação a surpresas inflacionárias recentes. 

Ambiente favorável para países emergentes

No entanto, os estímulos monetários de longa duração e a reabertura das principais economias ainda sustentam um ambiente favorável para países emergentes, sendo esse um ponto destacado pelo Copom.

O Comitê mantém a avaliação de que questionamentos dos mercados a respeito dos riscos inflacionários nas economias avançadas podem tornar o ambiente desafiador para países emergentes, o que reflete na recuperação lenta do cenário econômico.

Informações importantes para o cidadão

É importante para o cidadão acompanhar os dados divulgados pelo Banco Central, visto que são informações pertinentes à situação econômica nacional e refletem diretamente na inflação, impactando na rotina de todos através das alterações que ocorrem na lei da oferta e demanda. Assim sendo, é relevante acompanhar as ações e medidas do BC, bem como, suas projeções oficiais, uma vez que essas informações impactam na rotina de consumo do cidadão, seja de forma direta ou indireta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.