Banco Central: autonomia e centralização de decisões econômicas

Conheça o amparo da atribuição legal de autonomia ao Banco Central do Brasil (BCB) para questões monetárias e financeiras. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a atribuição legal de autonomia centraliza os conhecimentos técnicos e profissionais para questões monetárias e financeiras no Banco Central do Brasil (BCB), aumentando a probabilidade de decisões apropriadas.

Banco Central: autonomia e centralização de decisões econômicas

Conforme informações oficiais, a autonomia do Banco Central do Brasil (BCB) dispõe sobre os mandatos do presidente e diretores e sobre os objetivos da instituição, definida pela Lei Complementar nº 179/2021, alterando trechos da Lei nº 4.595/1964, que ordena o sistema financeiro nacional.

Objetivo do Banco Central do Brasil (BCB)

O objetivo fundamental do Banco Central do Brasil (BCB) é assegurar a estabilidade de preços, embora sejam muitos os fatores que impactam na inflação. Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) objetiva zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro. Dessa maneira, a instituição busca suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego, conforme informa sua plataforma oficial.

Alterações no art. 10 da Lei nº 4.595 através da Lei complementar nº 179

Conforme informações oficiais, o art. 10 da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Realizar operações de redesconto e empréstimo com instituições financeiras públicas e privadas, consoante remuneração, limites, prazos, garantias, formas de negociação e outras condições estabelecidas em regulamentação por ele editada.

Instrumento de política monetária

Efetuar, como instrumento de política monetária, operações de compra e venda de títulos públicos federais, consoante remuneração, limites, prazos, formas de negociação e outras condições estabelecidos em regulamentação por ele editada, sem prejuízo do disposto no art. 39 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

Aprovar seu regimento interno

Efetuar, como instrumento de política cambial, operações de compra e venda de moeda estrangeira e operações com instrumentos derivativos no mercado interno, consoante remuneração, limites, prazos, formas de negociação e outras condições estabelecidas em regulamentação por ele editada.

Lei complementar nº 179

Os trechos acima são parte da Lei complementar nº 179, de 24 de fevereiro de 2021; Lei que define os objetivos do Banco Central do Brasil (BCB); bem como, dispõe sobre sua autonomia e sobre a nomeação e a exoneração de seu Presidente e de seus Diretores; e altera artigo da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964.

Acesse a plataforma do Banco Central do Brasil (BCB)

Portanto, acesse a plataforma do Banco Central do Brasil (BCB) para acessar o documento oficial na íntegra. O Banco Central do Brasil (BCB) divulga informações relevantes para o cenário econômico atual, sendo assim, o site oficial da instituição é um canal relevante para o conhecimento do cidadão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.