Banco Central aponta estabilidade na atividade econômica do país em 2023

Confira informações oficiais sobre a economia nacional

De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil (BCB), é possível considerar uma estabilidade na atividade econômica do país desde o início deste ano.

Banco Central aponta estabilidade na atividade econômica do país em 2023

Segundo informações oficiais, a atividade econômica nacional ficou estável desde janeiro deste ano.

De acordo com o  Banco Central do Brasil (BCB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ficou em 0,04% negativamente em janeiro, considerando o mês de dezembro de 2022.

IBC-Br

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é uma mensuração que avalia a evolução da atividade econômica.

Dessa forma, além de analisar a economia do Brasil, o índice também ajuda em questões decisivas quanto à taxa Selic, por exemplo.

Taxa Selic

A taxa básica de juros no momento atual está em 13,75% ao ano, conforme a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que já vem mantendo esse índice desde o ano passado.

O  Banco Central do Brasil (BCB) explica que o índice IBC-Br engloba informações de diversos setores da economia, além de abranger os impostos.

Atividade econômica de diversos setores

Dessa maneira, o índice é composto por informações sobre a indústria, sobre o setor de serviços, o comércio e a agropecuária.

Desde o mês de agosto de 2022, o IBC-Br está em queda. De acordo com as informações do  Banco Central do Brasil (BCB), no mês de dezembro de 2022, houve uma elevação, contudo, desde de janeiro de 2023 ocorre uma estabilidade.

Alinhamento de resultados e decisões

A instituição financeira enfatiza que os resultados estão alinhados com a decisão do Banco Central do Brasil (BCB) quanto à manutenção do índice referente à taxa Selic.

A taxa Selic está em 13,75% desde o mês de agosto de 2022, sendo o maior nível desde janeiro de 2017.

Como funciona o equilíbrio entre o fluxo de oferta e demanda?

O Banco Central do Brasil (BCB) explica, de maneira sucinta, que quando o Comitê de Política Monetária (Copom) eleva o índice da taxa Selic, a finalidade é conter a demanda, no entanto, obviamente essa elevação reflete os preços de diversos produtos.

Isso porque dentro do fluxo da economia, os juros mais altos dificultam o acesso ao crédito, através do encarecimento dos preços, o que serve como um estímulo para a poupança.

Dessa forma, as taxas altas reduzem a inflação, pois quando os produtos não são vendidos, é necessário que os preços sejam diminuídos, por isso, a expansão da economia fica prejudicada, devido a essa elevação.

Dados oficiais sobre a economia nacional

Em suma, a economia funciona no aspecto de equilíbrio entre oferta e demanda, de modo que a elevação dos preços faz parte desse tipo de controle referente ao consumo.

Segundo informa o Banco Central do Brasil (BCB), o IBC-Br apresentou 142,28 pontos em janeiro de 2023, o que representa um crescimento de 3,4% no comparativo com o mês de janeiro de 2022.

No entanto, essa representação está sem ajuste, considerando o período, pois é uma comparação feita entre meses iguais.

Dessa forma, é possível entender que no acumulado de 12 meses, o IBC-Br ficou positivo em 3%.

O PIB é o principal índice econômico

Contudo, o Banco Central do Brasil (BCB) destaca que o índice oficial da economia brasileira é oriundo do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

O Produto Interno Bruto (PIB) é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sendo assim, o resultado trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) para o primeiro trimestre de 2023 ainda será divulgado no mês de junho. 

É importante destacar que no ano de 2022 o PIB do Brasil cresceu 2,9%, totalizando um total de R$ 9,9 trilhões, segundo destaca a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.