Banco Central aponta crescimento digital dos meios de pagamento

Conforme informação do Banco Central do Brasil, os meios de pagamento avançam cada vez mais para a digitalização. Veja mais!

O crescimento dos meios de pagamento de acordo informações do Banco Central do Brasil 

Conforme informação do Banco Central do Brasil, os meios de pagamento avançam cada vez mais para a digitalização. Segundo um estudo do BC as transações por mobile cresceram 35%, sendo assim, esse é um crescimento expressivo no uso dos cartões pré-pagos em 2020.

Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões

O Banco Central traçou uma radiografia do setor de pagamentos no Brasil no ano de 2020. Sendo assim, os dados estão nas Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões no país, publicadas recentemente pela autoridade monetária, informa o BC.

Segundo informa o BC, o documento mostra que o uso dos meios de pagamento digitais continua a todo vapor entre os brasileiros. As transações realizadas em dispositivos móveis, celulares e tablets, por exemplo, atingiram 46.113 milhões em 2020. Dessa forma, o BC informa que o número representa um aumento de 35% na comparação com 2019 (34.170 milhões de operações).  

BC aponta redução na quantidade de transações realizadas pela internet 

No entanto, ocorreu uma redução na quantidade de transações realizadas pela internet pelo segundo ano consecutivo, acumulando uma queda de 14% no período, informa o Banco Central do Brasil.

Crescimento de transações online

Todavia, quando o assunto é o pagamento de contas, tributos e transferência de crédito, os canais móveis e digitais também têm ganhado cada vez mais preferência entre os brasileiros, respondendo por 37% desses pagamentos. 

Ou seja, um total de 3.957 milhões de operações com essas finalidades foram feitas no ano passado, 35,4% a mais do que no ano anterior (2.922 milhões), conforme informa o BC.

Cartões pré-pagos

Conforme informa o Banco Central do Brasil, em uma análise agregada dos pagamentos de varejo e saques realizados entre o quarto trimestre de 2018 e de 2020, observou-se que a importância relativa dos cartões pré-pagos aumentou, expressivamente, de 0,4% para cerca de 8% no período. Isso foi reflexo do aumento da participação das instituições de pagamento nesse mercado. Uma vez que os cartões dessa modalidade têm sido ofertados majoritariamente por esse tipo de instituição. 

O Pix representa um crescimento importante na digitalização dos pagamentos e transferências 

No entanto, embora as estatísticas do Pix contemplem menos da metade do último trimestre de 2020, o uso desse instrumento já representava 1,3% no período.  À exceção da participação relativa das transferências intrabancárias, que se manteve estável no período, a participação dos demais instrumentos de pagamento e dos saques teve pequenas alterações, informa o BC em seu site oficial.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.