Pix: informações do Banco Central sobre essa inovação financeira

O Banco Central informa que o Pix está disponível amplamente para todos que possuem uma conta corrente, poupança ou uma conta de pré-paga.

Informações do Banco Central sobre o Pix 

O Banco Central informa que o Pix está disponível amplamente para todos que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga. Isso quer dizer que todos os brasileiros já podem fazer e receber um Pix, afirma o BC.

Sendo assim, para fazer um Pix, é só acessar o app ou o internet banking da sua instituição. Além disso, o BC ressalta que para facilitar o recebimento, o cliente deve cadastrar sua Chave Pix.

Objetivo do Pix

Conforme informa o Banco Central, o Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Sendo assim, qualquer pagamento ou transferência que seja feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), pode ser feito com o Pix. Assim sendo, com o uso do aparelho celular, por isso, o Pix é uma inovação financeira. 

Além disso, o BC informa que as transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC). Por isso, essa é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. 

Pix Saque e Pix Troco

O Pix Saque e o Pix Troco estão em andamento. Sendo assim, o BC informa que para dar ao consumidor a opção de obtenção de dinheiro em espécie diretamente do lojista e para facilitar a gestão de numerário dos estabelecimentos, foram criadas essas opções.

Iniciador de pagamentos no Pix

Conforme informa o BC, o iniciador como nova modalidade de participação no Pix, agrega ainda mais competição ao arranjo. Além disso, aumenta a possibilidade de instituições detentoras de conta transacional que sejam autorizadas pelo BC e certificadas no Open Banking, oferecerem  o serviço de iniciação no Pix.

  • Iniciação com chave, inserção manual 30/08/21;
  • Bem como, iniciação direta pelo iniciador: 30/09/21;
  • Iniciação pela leitura de QR Code e agendamento: 01/11/2021.

O que é a chave Pix?

Conforme definição do Banco Central, a chave é um ‘apelido’ utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. 

Quais são os tipos de chaves?

Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória.

 A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta), conforme informa o Banco Central do Brasil. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.