AVISO IMPORTANTE! Google emite GRANDE ALERTA para usuários sobre ataques e você precisa ficar sabendo

Empresa apontou algumas falhas de segurança no sistema

Atualmente é preciso ficar atento na utilização de vários dispositivos tecnológicos, como smartphones, tablets ou computadores. Felizmente existem meios de se prevenir e alguns cuidados na utilização destes aparelhos. Neste mês, o Google emitiu um boletim alertando seus usuários sobre a falta de atualização dos mesmos.

Todavia, a empresa norte-americana afirma que uma maneira de se proteger de ataques de hackers é atualizar sempre que possível, o sistema operacional Android. É uma maneira de se precaver de quaisquer erros de segurança. Aliás, os cibercriminosos normalmente agem através de uma vulnerabilidade do sistema.

O boletim emitido pelo Google diz que essa fragilidade no Android pode afetar inúmeros smartphones, sendo que os patchs de segurança 2023-05-05 e os anteriores, são alvos fáceis das ações de hackers, comprometendo todo o sistema. De fato, a brecha na segurança do aparelho pode expor seus usuários.

Analogamente, o Google fala sobre o problema em seu boletim do mês de maio deste ano, e diz que “O mais grave desses problemas é uma vulnerabilidade de alta segurança no componente Framework que pode levar à escalação local de privilégios sem a necessidade de privilégios de execução adicionais”.

Brecha de segurança no Google

De acordo com o Google, a escalação de privilégio local se estabelece no momento em que um usuário tem direito ao sistema de outros usuários. A empresa publicou a lista completa dos erros encontrados no seu boletim. Ademais, o problema de segurança é bastante grave e quem utiliza celulares Android deve ficar atento.

A princípio, para se proteger de golpes e ações de hackers, o Google informou que é preciso atualizar seu sistema sempre que possível. A empresa falou sobre a vulnerabilidade do Android e do aparelho Pixel. Caso a ação não esteja disponível, pode-se fazer a sua atualização clicando em “Configurações”.

Depois de acessar o menu de configurações, deve-se selecionar a opção “Atualização de software”. Sendo assim, pode-se baixar a nova versão. Como o boletim do Google é recente, é possível que haja uma demora na disponibilidade da atualização, mas a empresa diz que o problema é sério e urgente.

Todavia, o usuário deve ficar atento para quando seu software estiver disponível para receber a atualização. Dessa maneira, os usuários do Android podem seguir algumas dicas e estratégias para proteger seu aparelho celular da ação de cibercriminosos, tomando certos cuidados, e garantindo a sua segurança.

1 – Gerenciadores de senha

Para proteger seu Android, é possível utilizar alguns aplicativos como o LastPass e 1Passowrd. A princípio, eles são gratuitos e funcionam em qualquer dispositivo, auxiliando a gerenciar as suas senhas. Há uma proteção do sistema através de uma senha mestra. Ele evita o salvamento das mesmas no navegador.

2 – Verificação em duas etapas dos usuários

O recurso de verificação em duas etapas pode ser bastante útil. Pode-se utilizá-lo nos aplicativos que oferecem a ferramenta. É uma maneira de proteger o celular evitando que terceiros acessem a conta. Isso se deve ao fato de que haverá uma exigência de se confirmar a identidade através de um app ou código pelo celular.

3 – Instale aplicativos apenas na Google App Store

Para proteger o aparelho Android, o mais indicado é que os usuários baixem aplicativos apenas nas lojas oficiais para o mesmo, como na Google App Store. Com isso se evita a instalação de softwares suspeitos. Portanto, para evitar quaisquer problemas envolvendo o app, o melhor é baixá-lo com cuidado.

4 – Redes Wi-FI públicas

É preciso que os usuários entendam que as redes Wi-Fi públicas oferecem inúmeros perigos. Dessa forma, ele não deve enviar dados sensíveis através da mesma. Nestas ocasiões, é possível que outras pessoas tenham acesso aos dados transmitidos. Não se deve trocar mensagens sigilosas em hipótese alguma.

5 – Usuários da VPN

A Rede Privada Virtual (VPN) pode ser uma ótima alternativa para quem não quer ser rastreado enquanto navega na internet. Ademais, os aplicativos podem disfarçar a conexão, e redirecionar o tráfego para que hackers e curiosos não saibam a localidade dos usuários. Neste caso, deve-se optar pelo mais seguro.

6 – Links suspeitos

Os usuários devem ficar atentos e nunca clicar em links suspeitos que podem vir disfarçados e-mails, mensagens de SMS, ou pelo WhatsApp. É preciso evitar também entrar em sites desconhecidos que oferecem descontos e serviços imperdíveis. É uma maneira de evitar spam, rastreadores e malwares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.