Auxílios 2022: Saiba como receber os principais programas sociais deste ano

Governo traçou uma lista de auxílios sociais que deverão fazer parte da folha de pagamento do programa este ano

O ano de 2022 começou e com isso surge também a curiosidade sobre o que vai acontecer com os programas sociais do Governo. O planejamento do Palácio do Planalto se iniciou ainda em 2021. Neste momento, sabe-se que eles deverão começar a pagar uma série de projetos nos próximos dias.

Talvez o mais famoso deles seja mesmo o Auxílio Brasil. Esse programa, na verdade, iniciou seus pagamentos ainda no último mês de novembro de 2020. Só que até então, ele estava sendo pago apenas para as pessoas que já encontravam-se no antigo Bolsa Família até outubro.

A partir de janeiro deste ano, o Governo Federal está prometendo inserir algo em torno de 2 ou 3 milhões de vagas. Ao todo, a expectativa é que cerca de 17 milhões de pessoas recebam pelo menos R$ 400 por mês. Os pagamentos estão garantidos até o próximo mês de dezembro ao menos.

Outro programa social que deve seguir fazendo repasses é o vale-gás nacional. Esse projeto, pelo menos neste primeiro momento, será destinado às pessoas que estão dentro do Auxílio Brasil. Isso quer dizer que quem não conseguir entrar, terá muita dificuldade para ingressar no benefício do botijão.

De acordo com o Governo Federal, neste primeiro momento o vale-gás deverá fazer repasses apenas para algo em torno de 5,5 milhões de pessoas. Para este mês de janeiro as liberações serão retroativas e deverão pagar R$ 52, segundo Ministério da Cidadania.

Outros programas

Vale lembrar ainda que o Governo Federal vai seguir liberando a Tarifa Social de Energia Elétrica. Esse na verdade é um programa que não paga em dinheiro vivo, mas libera uma espécie de desconto para pessoas de baixa renda.

Outro projeto social que deverá seguir é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro (INSS). Trata-se portanto de um programa que atende idosos e pessoas com algum tipo de deficiência física.

Aliás, de acordo com o Governo Federal, os indivíduos deste grupo também poderão receber o vale-gás nacional. E isso acontecerá automaticamente. Então esses brasileiros poderão acumular os dois benefícios sociais.

Olho nos estados

É preciso também prestar atenção no que vai acontecer no seu estado ou mesmo no seu município. Isso porque além do Governo Federal, algumas gestões estaduais também estão pagando benefícios sociais.

Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode tentar receber a versão estadual do vale-gás. Em Porto Alegre, há um auxílio apenas para as pessoas que trabalham para a cultura e em Brasília, existe um programa para taxistas.

Além disso, novos projetos poderão acabar surgindo no decorrer do ano. Uma dica é ficar de olho nas redes sociais oficiais do governo do seu estado. Além disso, é preciso também entrar em contato para saber quais são os programas que já existem. Esse é um passo importante para ficar informado sobre tudo o que está acontecendo e não perder nenhuma chance de recebimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.