Auxílio: tenho Cadúnico, mas nunca recebi nada. Preciso atualizar?

De acordo com as informações oficiais, só recebem o Auxílio Brasil aqueles que possuem cadastro ativo no Cadúnico

O Governo Federal está se preparando neste momento para divulgar a nova lista da folha de pagamento do seu Auxílio Brasil de março. De acordo com as informações oficiais, ainda não há uma data exata para que isso aconteça. De qualquer forma, o que se sabe é que essa divulgação deve acontecer dentro dos próximos dias.

Para fazer parte do benefício em março, o cidadão precisa obrigatoriamente estar dentro das regras básicas do programa. São elas: ter um cadastro ativo no Cadúnico e estar em situação de extrema-pobreza. Além disso, pessoas que estão em condição de pobreza também podem receber desde que morem com uma gestante ou um menor de 21 anos de idade.

Acontece, no entanto, que existem pessoas que estão nesta lista do Cadúnico, dizem que obedecem essas regras de limite de renda e afirmam que ainda não conseguiram receber nada. O que é que pode estar acontecendo? De acordo com analistas, a atualização dos dados cadastrais pode ser uma opção para tentar resolver isso.

O fato é que alguns indivíduos realizam o processo de inscrição no Cadúnico e não fazem nenhuma atualização depois. Conforme relatos, isso acontece muitas vezes porque as pessoas simplesmente não se lembram desse processo. Além disso, em outros casos, os usuários tem medo de perder o benefício.

Entretanto, de acordo com o Governo Federal, a falta de atualização pode acabar fazendo com que você perca a chance de entrar no projeto. Então, é muito importante que você entenda que a necessidade de atualizar os seus dados sempre que possível. Isso pode fazer toda a diferença no processo de seleção do programa.

A regra da atualização

Pelas regras gerais, os usuários deve atualizar o seu Cadúnico sempre em um espaço máximo de dois anos. Portanto, mesmo que não tenha acontecido nenhuma mudança na sua família, é muito importante atualizar as suas informações antes do final desse prazo.

Para quem está dentro do Auxílio Brasil a dica é fazer isso sempre uma vez por ano. Não quer dizer que você poderá perder o benefício se esse prazo passar. É que se sabe que esse é um período ideal para que você não corra riscos.

Todavia, a dica mais importante é fazer essa atualização sempre que uma mudança estrutural acontecer na sua família. Nascimentos, mortes, ingressos em novos empregos, demissões, mudanças de endereço e até transferência na escola das crianças precisam constar imediatamente nos dados do Cadúnico.

O Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. Na ocasião, apenas os usuários que estavam no antigo Bolsa Família é que puderam receber esse benefício em questão.

Isso começou a mudar a partir deste ano. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 3,5 milhões de pessoas entraram neste programa desde o início deste ano de 2022. Pelo menos é o que se sabe oficialmente.

Ainda não dá para saber quantos indivíduos irão receber o Auxílio Brasil em março. O que dá para adiantar é que os valores seguirão os mesmos neste mês. De acordo com o Ministério da Cidadania, ninguém vai poder receber menos do que R$ 400 novamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.