Auxílio-taxista: nem todos os usuários conseguirão receber nesta terça, 16

Pagamentos do programa auxílio-taxista serão iniciados nesta terça-feira (16), mas nem todo mundo conseguirá receber benefício

Nesta terça-feira (16), o Governo Federal iniciará os pagamentos do programa auxílio-taxista. Segundo as informações oficiais, os repasses deverão ser de algo em torno de R$ 1 mil. As liberações acontecem entre os meses de agosto e dezembro e o saldo servirá de ajuda para os motoristas que estão com dificuldades financeiras.

Todavia, nem todos os usuários do programa social conseguirão receber o dinheiro nesta terça-feira (16). Embora ainda não fale concretamente em número de usuários, o Ministério do Trabalho já adiantou que parte dos taxistas só deve receber a primeira liberação no final deste mês, e não amanhã, como todo o resto.

A divisão acontece porque parte das prefeituras brasileiras não conseguiu enviar os dados dos seus taxistas dentro do prazo estabelecido inicialmente. Diante das reclamações de alguns prefeitos, o Ministério do Trabalho decidiu abrir uma segunda janela de envio de dados, criando assim uma segunda leva de informações.

A segunda janela de envio de dados, aliás, está chegando ao fim justamente nesta segunda-feira (15). Dessa forma, é possível afirmar que hoje é oficialmente o último dia para que as gestões municipais enviem as informações dos seus taxistas. As cidades que não enviarem, não poderão receber o saldo.

Em resumo, os taxistas que residem em cidades que já enviaram as suas informações na primeira janela de envio, poderão receber o benefício já nesta terça-feira (16). Já os motoristas que residem em cidades que enviaram os perfis apenas nesta segunda janela de inscrição, só poderão receber o saldo a partir do próximo dia 30 de agosto.

Falta de garantia

Os taxistas não precisam se preocupar com o processo de envio das informações para o Ministério do Trabalho. Segundo a pasta, o envio dos dados é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade, e não do trabalhador.

De qualquer forma, nada impede que o cidadão entre em contato com a prefeitura da sua cidade para entender como o processo está sendo realizado. Cada cidade tem o seu método de envio de informação.

Em alguns municípios, por exemplo, as prefeituras pediram para que os taxistas atualizassem os seus dados junto ao órgão municipal antes que eles pudessem enviar os perfis para o Governo Federal até a data limite de recebimento das informações.

Caixa Tem

Independente do dia da liberação inicial do auxílio-taxista, todos os usuários do programa deverão receber o benefício através da conta poupança social digital do Caixa Tem. O app é gratuito e já está disponível para download.

Através do aplicativo, o cidadão pode fazer compras no sistema de débito, realizar transferências e até mesmo pagar algumas contas no formato de boletos. Também é possível gerar um código para saque do benefício em espécie.

O Caixa Tem é um sistema mais conhecido por pessoas que fazem parte de outros programas sociais como o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional. O Governo considera que o sistema digital de pagamentos é eficiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.