Auxílio Federal para entrega de absorventes GRATUITAMENTE para mulheres

De acordo com a Ministra Damares Alves, Governo Federal estaria trabalhando para projeto de entrega de absorventes para mais pobres

O Governo Federal está trabalhando neste momento em um novo Auxílio para a população carente. De acordo com as informações oficiais, a ideia agora é trabalhar na distribuição de absorventes para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade neste momento no Brasil. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Quem disse isso foi a própria Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. De acordo com ela, o Planalto já estaria trabalhando neste projeto há algum tempo. Ainda de acordo com a chefe da pasta, a ideia é construir o projeto em conjunto com membros do Congresso Nacional.

“Garanti ao parlamentar que nos próximos dias vamos anunciar o programa do governo federal para distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação é debatida há meses dentro do governo”, disse a Ministra em sua conta oficial no Twitter nesta semana.

O Deputado a que ela está se referindo é Roberto de Lucena (Podemos-SP). Ele estaria disposto a ajudar na aprovação desse projeto. Toda essa discussão está acontecendo dias depois de o Presidente Jair Bolsonaro vetar um trecho de uma lei aprovada no Congresso que permitia a distribuição desses absorventes para mulheres carentes.

Toda essa discussão causou um enorme burburinho nas redes sociais. Logo depois do veto, Damares chegou a dizer que a prioridade agora não eram os absorventes e sim a vacina contra a Covid-19. Diante da pressão em torno dessa fala ela mudou de visão e disse que o Governo está trabalhando na entrega desses materiais e nem por isso a vacina vai deixar de ser uma prioridade.

Discussão sobre absorventes

Como dito, toda essa situação levou a uma grande discussão nas redes sociais. O Deputado Federal Junio Amaral (PSL-MG) questionou os governos anteriores sobre esse projeto. “Quantos absorventes gratuitos o PT distribuiu em 13 anos de governo?”, perguntou ele.

“Torrou R$ 5,8 milhões no cartão corporativo só neste ano, mas não quer distribuir absorventes para mulheres pobres. Isso é Jair Bolsonaro”, disse o Deputado Federal Marcelo Freixo (PSB-RJ).

Alguns parlamentares estão dizendo que irão derrubar o veto de Bolsonaro sobre essa distribuição. Em entrevista, ele disse que se isso acontecer, ele vai tirar o dinheiro da saúde e da educação para poder bancar o pagamento dos produtos.

Aliás, pelas falas de Bolsonaro e de Damares não é possível saber qual vai ser a posição do Governo Federal sobre esse assunto. É que um deles afirma que haverá um projeto, o outro afirma que não tem como tirar mais dinheiro. Agora é esperar para saber o que vai acontecer.

Auxílio Brasil

Neste momento, no entanto, o que se sabe mesmo é que o foco do Governo Federal está mesmo no Auxílio Brasil. Esse é o programa que deve substituir o Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro.

Acontece, no entanto, que assim como no caso dos absorventes, aqui também não está claro qual será o caminho do Planalto. Parte do Governo afirma que os pagamentos ficarão maiores, outra parte, entretanto, diz que sem aprovação do Congresso, programa seguirá do mesmo jeito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.