Auxílio Emergencial: Saiba se você terá que devolver dinheiro

Cerca de 625 mil brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial terão que devolver o benefício.

O Ministério da Cidadania já está em seu terceiro lote de mensagens para orientar os cidadãos que terão que devolver os recursos do Auxílio Emergencial. As notificações estão sendo enviadas por SMS.

Veja também: Auxílio emergencial: cobrança pode chegar para você

Cerca de 625 mil brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial terão que devolver o benefício. O grupo é formado por pessoas que, após o envio da declaração do Imposto de Renda 2021, foram alertadas da obrigatoriedade da devolução.

Dentre eles, pessoas com vínculo empregatício durante o recebimento do benefício, beneficiária de algum programa federal, aposentada ou atendida pelo seguro-desemprego.

Até o momento cerca de R$ 66,3 milhões já foram devolvidos aos cofres públicos. Contudo, o pagamento é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Cuidado para não cair em golpes

O cidadão notificado deve estar ciente de alguns requisitos acerca da mensagem do aviso. Elas são enviadas pelos números 28041 ou 28042, e contém parte do CPF do beneficiário e um link iniciado com gov.br.

Confira a seguir o conteúdo do SMS enviado, conforme a situação do beneficiário:

  • Para pessoas que não se encaixavam nas regras: “O CPF ***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie aqui”.
  • Para inscritos no Bolsa Família que recebeu fora das regras: “O NIS ***456.789** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie aqui”.
  • Para os chamados ExtraCad: “O CPF ***.456.789-** possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse aqui”.
  • Para os inscritos no Cadastro Único e Bolsa Família com DARFs sem pagamento: “Consta DARF do Auxílio Emergencial em aberto no seu Imposto de Renda para o CPF ***.456.789-**. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse aqui”.

Sendo assim, verifique os meios e o texto que recebera e evite cair em golpes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.