Auxílio Emergencial: Políticos milionários estão recebendo o auxílio pago pela Caixa

No total, 136 pessoas que se candidataram nas últimas eleições com declarações de bens superiores a R$ 1 milhão e que estão recebendo o auxílio.

Políticos que declararam patrimônios milionários estão recebendo o auxílio emergencial pago pela Caixa. A falta de cruzamento nos dados permitiu que o recurso chegasse a políticos milionários, segundo um levantamento feito pelo “jornal O Globo”.

O cruzamento realizado pela reportagem apontou 136 pessoas que se candidataram nas últimas eleições com declarações de bens superiores a R$ 1 milhão e que estão recebendo o recurso.

A Dataprev, empresa responsável pelo cruzamento de dados do auxílio emergencial, informou que não houve “previsão legal para verificação do patrimônio dos requerentes”. Dessa forma, os candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereador, e deputado estadual e federal tiveram o recurso aprovado.

Há indícios de fraudes intencionais dos requerentes. No entanto, há também casos em que os dados dos políticos podem ter sido usados por outra pessoa.

Como saber se seu CPF foi usado 

  1. Acesse o site da Dataprev (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/).
  2. Insira os dados solicitados no sistema. Em seguida, clique em ‘Não sou robô” e “Enviar”.
  3. Logo em seguida virá a resposta. Caso o auxílio não tenha sido solicitado, aparecerá o resultado como “Requerimento não encontrado”. Se o CPF foi usado para solicitar o benefício, o resultado será em processamento, foi aprovado, não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos.
  4. Caso o site tenha informado o registro do pedido, e não tenha sido você, a orientação é denunciar a fraude.

Como denunciar fraudes 

No caso de fraude detectada, ela deve ser denunciada pelos telefones 121 ou 0800-707-2003. Também é possível fazer a denúncia em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.