Auxílio emergencial: Ministro quer prorrogar até 2022

De acordo com as conversas de bastidores, o ministro da Cidadania, João Roma, deseja estender o benefício por mais alguns meses, inclusive, até o primeiro semestre de 2022.

O fim do auxílio emergencial já está marcado, sendo o último pagamento previsto no dia 31 de outubro. A Caixa Econômica Federal encerra no próximo domingo (3), os depósitos da sexta parcela do benefício. Todavia, segundo informações, o programa pode ser novamente prorrogado.

De acordo com as conversas de bastidores, o ministro da Cidadania, João Roma, deseja estender o benefício por mais alguns meses, inclusive, até o primeiro semestre de 2022. No entanto, ainda não há confirmações sobre o assunto. Neste sentido, espera-se que o programa acabe realmente em outubro.

Atualmente o Governo Federal está trabalhando para liberar o Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda. Porém, existem algumas inconsistências orçamentárias que podem impedir tal implementação.

Diante disso, em suas últimas declarações, Roma tem demonstrado preocupação a respeito do desamparo dos beneficiários após o encerramento do auxílio emergencial. Por isso, há uma grande possibilidade que o ministro defenda a ideia.

Entretanto, caso isso de fato aconteça, a expectativa é que não ocorra como atualmente. Isso porque, uma nova redução deve ser realizada tanto no número de beneficiários quanto na mensalidade distribuída.

Portas de emprego

Embora João Roma deseja estender o programa por mais alguns meses, o ministro da Economia, Paulo Guedes, não apoia a sugestão. Também segundo informações de bastidores, Guedes pretende criar um programa que possibilita a criação de vagas de emprego.

A intenção é incentivar as pessoas a conseguirem um trabalho formal, e deixarem de ter a necessidade do benefício governamental. Posto isto, resta aguardar os próximos meses para conferir as decisões do Governo Federal.

Veja também: FGTS 2021: cronograma de saques até dezembro; veja quando sacar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.