Auxílio emergencial: Governo vai liberar mais R$ 82 milhões. Veja quem recebe

De acordo com o Ministério da Cidadania, um novo grupo de pessoas vai passar a receber o Auxílio Emergencial do Planalto

O Governo Federal vai liberar nesta sexta-feira (6) cerca de R$ 82 milhões para um novo grupo de pessoas no Auxílio Emergencial. De acordo com o Ministério da Cidadania, trata-se portanto de mães chefes de família que passaram por cancelamentos em suas contas oficiais do programa recentemente.

De acordo com o Ministério da Cidadania cerca de 600 mil pessoas passaram por bloqueios nas contas do Auxílio Emergencial nos últimos meses. Pelo menos 136 mil de indivíduos desse grupos são mulheres chefes de família. Boa parte delas afirma que o bloqueio aconteceu sem nenhum tipo de explicação nem possibilidade de contestação.

Deste grupo de 136 mil pessoas, pelo menos 110 mil irão receber o Auxílio Emergencial nesta sexta-feira (6). Isso vai acontecer porque o Governo entendeu, depois de reanálises, que esses cidadãos estão aptos a seguirem recebendo os valores. Por isso, eles deverão pegar o dinheiro de uma só vez inclusive de forma retroativa.

Então a ideia é que essas mães recebam essa quantia em acúmulo. A pessoa que quiser saber se faz parte deste grupo, não precisa ir para uma agência da caixa. Bata abrir o site oficial da consulta do Auxílio, inserir alguns dados pessoais e ver como está a situação do perfil privado.

De acordo com o Governo Federal, cerca de 27 mil mães chefes de família que tiveram o bloqueio do Auxílio Emergencial ainda irão precisar esperar mais um pouco. É que elas não passaram pela aprovação neste grupo inicial. De qualquer forma, o Planalto afirma que vai analisar também esses casos.

Cancelamentos no Auxílio

De acordo com as informações oficiais, cerca de 2 milhões de brasileiros tiveram o cancelamento do Auxílio Emergencial desde o início dos pagamentos no último mês de abril. Pelo menos é isso o que dizem as informações oficiais.

Isso está acontecendo porque o Dataprev está realizando análises de dados das contas do benefício com certa frequência. A ideia é justamente tentar evitar que fraudes aconteçam no mesmo nível das que aconteceram no ano passado.

De qualquer forma, o próprio Dataprev afirma que as pessoas que passam pelo cancelamento possuem o direito de contestar esse resultado. Isso, no entanto, não vale para todas os indivíduos. Quem teve o cancelamento definitivo não pode fazer isso.

Prorrogação

Recentemente, o Governo Federal anunciou oficialmente a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Dessa forma, os pagamentos deverão seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro.

E a má notícia para muitas pessoas é que os cancelamentos deverão seguir também. É que de acordo com o Governo Federal, as análises irão seguir e com isso os bloqueios também seguirão acontecendo pelos próximos meses.

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 37 milhões de pessoas recebem o Auxílio Emergencial neste momento. A grande maioria delas são informais que entraram através de inscrições no app do benefício. Outros recebem o dinheiro através do Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.