Auxílio Emergencial em processamento: Saiba o que fazer!

O pagamento do Auxílio Emergencial 2021 começou nesta última terça-feira (6), e com ele, novas filas e aglomerações aconteceram em agências da Caixa Econômica Federal. No entanto, muitas pessoas que estavam na agência tinham um outro propósito além do recebimento.

Muitos usuários têm reclamado que embora se encaixem nos critérios estabelecidos para serem elegíveis para o novo Auxílio Emergencial, seus cadastros se encontram “em processamento”. Isso acontece tanto no aplicativo do Caixa Tem como também na consulta realizada no site da Caixa e DataPrev.

Apesar disso, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, tirou qualquer culpa do banco em relação a esse problema. Uma vez que, segundo ele, os nomes que foram mandados à Caixa pelo Dataprev receberam o pagamento na data prevista.

A consulta serve para que os brasileiros saibam se terão direito ou não ao novo Auxílio Emergencial 2021, podendo ser feita através do site da Dataprev ou então pelo site da Caixa Econômica Federal.

Com a ocorrência de alguns problemas e instabilidades até mesmo antes do primeiro dia de pagamento do benefício, muitos não conseguiram até agora saber sobre seu direito ao benefício.

Se estiver “em processamento” não vou receber o Auxílio emergencial?

Se seu Auxílio Emergencial ainda está “em processamento”, não significa que necessariamente não vai receber o benefício. Quando você não está realmente elegível para receber, a consulta vai indicar que você foi reprovado.

Em uma nota do Ministério da Cidadania de ontem (6), foi dito que todos que são beneficiários do Bolsa Família ainda estão “em processamento”. Além disso, o próprio Ministério reconhece que há pessoas elegíveis que ainda estão em processamento na base de dados do público em geral no Dataprev.

Desse modo, é importante lembrar que todo público que recebe o Bolsa Família ainda está em processamento por conta da data do recebimento, que é a partir do dia 16 de abril. Nesse caso, não é preciso se preocupar, os dados devem terminar de serem processados a esse público até essa data e o que se tem a fazer é aguardar.

O que vai acontecer com os beneficiários “em processamento”?

Os dados em processamento não significam que haja problema na análise. O Ministério da Cidadania afirmou ao portal G1 que a mensagem “em processamento” mostra que a base de dados “está passando por uma nova avaliação, realizada a partir das informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais”.

Se você deveria estar recebendo seu Auxílio Emergencial ontem (6) por ter nascido em janeiro, mas ainda está em processamento, saiba que está se formatando novos lotes, que podem ser pagos de duas formas:

  • Efetuação de um novo calendário de acordo com a data de nascimento;
  • Efetuação de calendário para pagamento imediato.

Vale salientar que ainda está sendo avaliado para definir qual dessas formas ocorrerá o pagamento de quem for aprovado após a data prevista do seu recebimento.

Enquanto não tiver esse lote residual que vai contemplar esses “pagamentos atrasados”, é importante que você apenas aguarde e se mantenha informado do surgimento de novos prazos. É importante que se evite aglomerações nas agências, e assim, informar-se pelos meios digitais seria o ideal nesse momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.