Auxílio Emergencial: calendário de saques será retomado nesta quinta, 9

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o calendário de saques do Auxílio Emergencial vai voltar ainda nesta semana

A Caixa Econômica Federal deve retomar ainda nesta semana as liberações dos saques da quinta parcela do Auxílio Emergencial. E de acordo com o calendário oficial do programa, esse retorno deve acontecer nesta quinta-feira (9). Mais dois grupos deverão receber essa liberação para a retirada do dinheiro em espécie.

Na quinta (9), vai ser a vez dos informais que nasceram no mês de maio. De acordo com a Caixa, o dinheiro vai estar disponível para saque desde as primeiras horas da manhã. Eles poderão portanto se dirigir para um caixa eletrônico e fazer a retirada da quantia remanescente. Vai dar para movimentar aquilo que eles não movimentaram de maneira digital.

Na sexta-feira (10), vai ser a vez daqueles informais que fazem aniversário no mês de junho. Basicamente as regras são as mesmas. Só o que muda mesmo são as datas. Os nascidos neste mês serão portanto os últimos a receberam a liberação dos saques nesta semana. Todos os outros irão receber esse direito a partir da próxima semana.

Quem nasceu em abril, por exemplo, recebeu a quantia da quinta parcela do Auxílio Emergencial no último dia 24 de agosto. E os que fazem aniversário em junho, pegaram esse dinheiro no dia 25 de agosto. De lá até aqui, no entanto, eles não estavam podendo sacar esse montante. Poderia fazer apenas movimentações digitais.

E para isso, ainda de acordo com a Caixa Econômica Federal, essas pessoas precisavam usar o app do Caixa Tem ou do Internet Banking. Essas são portanto as únicas formas de movimentar a quantia antes da liberação dos saques. Pelo menos essa foi a ideia do Governo Federal. E a regra segue valendo durante a prorrogação.

O que dá para fazer

Enquanto a data da liberação dos saques não chega para essas pessoas, elas podem usar o dinheiro digitalmente. De acordo com a Caixa Econômica Federal, é possível fazer uma série de procedimentos através do Caixa Tem e do Internet Banking.

Entre eles, podemos citar o pagamento de boletos, por exemplo. Então é possível se livrar de cobranças e ficar livre dessas despesas. Ainda de acordo com a Caixa Econômica Federal, é possível fazer isso tanto no Caixa Tem como no Internet Banking.

Auxílio digital

Dados da própria Caixa Econômica Federal mostram que algo em torno de 70% dos beneficiários do Auxílio Emergencial usam esses dispositivos digitais para movimentar o dinheiro em questão.

Isso quer dizer portanto que outros 30% não usam esses apps. Para esse grupo de pessoas, o que resta mesmo é esperar até a data da liberação dos saques que, como dito, está acontecendo atualmente de forma gradual.

O Auxílio Emergencial do Governo Federal está fazendo pagamentos para algo em torno de 37 milhões de brasileiros. Os valores seguem os mesmos desde o início dos repasses. São parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender do público que recebe.

Apesar das reclamações em torno desses valores, o Governo afirma que não vai poder aumentar esses patamares. De acordo com o próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, isso poderia comprometer o teto de gastos públicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.