ATENÇÃO! Auxílio emergencial 2021 poderá ser prorrogado novamente

ATENÇÃO! O auxílio emergencial 2021 poderá ser prorrogado de novo. A possibilidade já está até nos cálculos do governo. Tanto que o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o governo “tem recursos separados” para isso. A informação foi dada em entrevista ao jornal O GLOBO.

“Isso pode acontecer (a prorrogação da nova rodada do auxílio). Tem recursos já separados para isso. O que a gente sabe é que quando ele acabar, ele tem que aterrissar no Bolsa Família mais robusto e permanente. Tem que ser bem financiado”, garantiu Guedes na entrevista divulgada no último domingo (02).

Mesmo com essa perspectiva de prorrogação do auxílio emergencial 2021, Guedes não explicou detalhes de como o recurso virá. Atualmente o orçamento de 2021 não tem espaço para uma nova rodada de pagamento, ao menos não dentro do teto de gastos.

Guedes também não comentou qual seria o valor e número de parcelas dessa possível nova rodada do auxílio emergencial 2021.

Por conta do impacto fiscal, o auxílio emergencial tem valores menores este ano. Inclusive sendo considerado o auxílio da fome, já que não garante sequer uma condição de segurança alimentar

Os beneficiários do auxílio emergencial 2021, que teve o pagamento da 1º parcela encerrado no último dia 30, também ficaram sem o benefício nos primeiros meses do ano. O governo alegava que não havia verba para os pagamentos serem realizados neste ano.

Confira aqui o calendário de saque do auxílio emergencial 2021 liberado até agora

Outros assuntos

 

Além de falar sobre o auxílio emergencial 2021, na entrevista Guedes também deu declarações em relação a agenda de reformas. “O presidente ia apoiar o programa liberal na economia. O presidente mesmo brinca que já foi 99%, agora é 97%, ele fala. Aí eu brinco: “Não, presidente, o senhor está em 65%”, comentou o ministro na entrevista.

Ele também comentou sobre a dificuldade que vem enfrentando para colocar o seu projeto para economia em prática. “Estou tendo que lutar dez vezes mais do que eu pensei que fosse lutar. Porque a aderência é um pouco menor do que eu pensar. Mas sem reclamação. É uma democracia”, pontuou.

Mesmo com a economia em crise, ele declarou que acredita ter tido papel fundamental até agora. “”Sem falsa modéstia, eu sei que fui crucial em momentos decisivos”, disse sem poupar elogios a sim mesmo.  “A nossa velocidade de resposta à crise, a nossa capacidade de fazer uma política econômica integrada, tudo isso só foi possível porque tinha esse comando único na economia”, detalhou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.