Auxílio emergencial 2021: 6,5 milhões a menos que o previsto

O auxílio emergencial 2021 foi pago para 6,5 milhões de pessoas a menos do que previu o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As informações são do portal Metrópoles.

No total era estimado que 45,6 pessoas fossem contempladas, quando então a nova rodada de pagamentos foi confirmada em março. Mas, até agora, 39,1 milhões de pessoas foram consideradas aptas. Ambos os números são Ministério do Cidadania, este último se refere ao pagamento do ciclo da primeira parcela que terminou no mês passado.

Na prática, aconteceu uma distorção de 16,6% se comparado as estimativas iniciais do governo e dos pagamentos de fato liberados este ano.

O número de beneficiários do auxílio emergencial 2021 também é inferior ao ano passado, onde 68 milhões de pessoas chegaram a ter o programa aprovado.

Uma regra, porém, chama atenção. Só poderia receber o auxílio emergencial 2021 aqueles que já tinham recebido em dezembro de 2020. Ou seja, quem perdeu o emprego este ano, por exemplo, não tem qualquer possibilidade de contar com esta ajuda do governo.

Na tentativa de contornar a situação de beneficiados neste ano, o Ministério da Cidadania chegou a publicar que 77 milhões de pessoas teriam sido beneficiadas. O número, na verdade, considera tanto o beneficiário do auxílio, quanto os integrantes da sua família.

Veja aqui como entrar na Justiça sem advogado. 

Regras do auxílio emergencial 2021

Algumas regras básicas determinam quem pode receber o auxílio emergencial ou não. Veja abaixo algumas regras para quem receberá o auxílio emergencial em 2021.

  • Ter renda per capita inferior a meio salário-mínimo (atuais R$ 550);
  • O valor da renda per capita é calculado pela soma dos ganhos de cada um, dividido pelo número de pessoas que residem no mesmo local;
  • Possuir renda total inferior a R$ 3.300;
  • Não ter vínculo empregatício ou não ter recebido há pelo menos três meses;
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Desempregados;
  • Beneficiários que receberam o auxílio em 2020 e movimentaram os valores;

Veja aqui também quem não tem direito conforme as regras do auxilio emergencial 2021. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.