Auxílio Brasil: usuários do Bolsa Família precisam de nova inscrição?

Nas redes sociais, várias pessoas estão perguntando se os usuários do Bolsa Família precisarão de uma nova inscrição

O Governo Federal deve começar os pagamentos do novo Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. Até lá então as pessoas estão deixando as suas dúvidas sobre o novo programa social. Uma dessas questões gira em torno da possibilidade de inscrição para os indivíduos que fazem parte do benefício atualmente.

Afinal, quem é usuário do Bolsa Família vai precisar fazer um novo envio de dados? É preciso atualizar alguma informação? O Governo poderá fazer alguns cortes nessa área? De acordo com as informações do próprio Palácio do Planalto o mais provável mesmo é que as pessoas não precisem passar por isso.

É que de acordo com o Ministério da Cidadania, o Bolsa Família atende hoje algo em torno de 14,7 milhões de brasileiros. Pela lógica, todas essas pessoas deverão continuar recebendo o benefício a partir de novembro. Inclusive com a revisão de valores. Então todos irão receber os patamares corrigidos.

Isso quer dizer portanto que as pessoas que fazem parte do Bolsa Família passarão automaticamente para o novo projeto. Isso considerando portanto que elas sigam atendendo a todas as regras do benefício novo. Então dá para dizer que elas não precisam fazer qualquer tipo de nova inscrição.

De qualquer modo, é importante prestar atenção nas notícias. É que o Governo Federal ainda não bateu o martelo sobre uma série de pontos em relação ao programa novo. Então tudo pode mudar a qualquer momento. A dica agora é apenas ficar atento para não perder nenhuma novidade sobre o assunto.

Atualização do Cadúnico

O fato de muito provavelmente não precisar de uma inscrição não significa dizer que o cidadão vai deixar de lado o Cadúnico. Assim como qualquer pessoa, o usuário do Bolsa Família precisa prestar atenção nessas atualizações.

De acordo com o Governo Federal, o ideal mesmo é atualizar esse cadastro pelo menos uma vez por ano. Ou sempre que acontecer alguma alteração importante nos dados da família. Qualquer mudança precisa ser repassada.

Para fazer essa atualização, é preciso se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). É por lá portanto que o cidadão vai poder atualizar todas as informações e evitar problemas no futuro.

Dados do Bolsa Família

Vale lembrar que o Governo Federal entregou a Medida Provisória (MP) do novo Bolsa Família ao Congresso Nacional. O próprio Presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente entregar esse documento para o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

No entanto, o fato é que o texto dessa MP não mostra detalhes importantes e cruciais desse projeto. Não dá para saber ainda quantas pessoas irão entrar neste programa novo. O Governo Federal ainda não tem uma decisão sobre isso.

De acordo com membros do próprio Palácio do Planalto o Governo deverá divulgar essas informações por volta do final do próximo mês de setembro. Até lá, portanto, as discussões devem continuar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.