Auxílio Brasil terá revisões cadastrais e usuários podem ser bloqueados

A ação servirá para ter controle sobre a manutenção do benefício, evitando que seja concedido a quem já não atende os requisitos de aprovação.

Beneficiários do Auxílio Brasil terão seus dados cadastrais verificados todos os anos pelo Ministério da Cidadania. A ação servirá para ter controle sobre a manutenção do benefício, evitando que seja concedido a quem já não atende os requisitos de aprovação.

Veja também: Auxílio Emergencial foi pago irregularmente para 350 mil pessoas 

Além disso, a iniciativa impulsionará que os brasileiros mantenham as suas inscrições no CadÚnico atualizadas, embora já tenha uma indicação de que a ação deve ser realizada a cada dois anos.

Diante disso, caso tenha alguma inconsistência nas informações, seja por irregularidade ou por falta de atualização, o beneficiário poderá ter o seu abono suspenso.

Quais os requisitos para as revisões cadastrais?

  • Averiguação cadastral: verificação periódica das informações registradas no Cadastro Único (CadÚnico), que observará se o beneficiário ainda atende às condições de elegibilidade para recebimento dos benefícios;
  • Revisão cadastral: verificação periódica dos dados socioeconômicas das famílias beneficiárias conforme os registros no CadÚnico, para avaliar a continuidade do recebimento dos benefícios;
  • Revisão de elegibilidade: verificação das informações utilizadas para manutenção do pagamento do benefício.

Após tais verificações, caso sejam encontradas famílias com cadastros desatualizados, a equipe da Cidadania convocará cada uma para a regulamentação das informações.

Como saber se preciso passar por uma nova avaliação?

Para saber se é preciso passar por uma nova avaliação, é necessário conferir se o nome consta na lista de revisão cadastral do Ministério da Cidadania. Saiba onde consultar:

  • Mensagem anexada aos comprovantes de pagamento dos benefícios;
  • Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Por fim, caso a revisão cadastral não seja realizada dentro do prazo determinado, a família terá o benefício bloqueado ou até mesmo cancelado.

Pagamentos do Auxílio Brasil para novos inscritos

O Auxílio Brasil encerrou o seu primeiro pagamento na última terça-feira (30). Cerca de 14,6 milhões de famílias foram atendidas, todas beneficiárias do antigo Bolsa Família, que foram transferidas automaticamente para o novo programa de transferência de renda.

O Governo Federal anunciou que mais 2,4 milhões de pessoas serão contempladas, a fim de totalizar cerca de 17 milhões. Essa ação, se efetivada, irá zerar a fila de espera para entrar na folha de pagamento. Todavia, as novas concessões foram adiadas por alguns meses.

Isso porque, para viabilizar o benefício para um número maior de pessoas, a equipe precisa garantir espaço no Orçamento Oficial da União de 2022. Esse triunfo pode vir por meio da aprovação da PEC dos Precatórios, em análise atualmente no Senado Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.