Auxílio Brasil: Saiba como confirmar e se inscrever no CadÚnico

Da mesma forma, para os cidadãos interessados em participar do novo programa de transferência de renda, é necessário ter o registro no sistema de Cadastro Único do Governo Federal.

O Auxílio Brasil contemplará os atuais beneficiários do Bolsa Família, esses indivíduos serão transferidos automaticamente para o novo programa social. Todavia, para garantir a sua vaga, será necessário manter a inscrição no CadÚnico atualizada.

Da mesma forma, para os cidadãos interessados em participar do novo programa de transferência de renda, é necessário ter o registro no sistema de Cadastro Único do Governo Federal. Porém, a inscrição não garante a inclusão no novo projeto, uma vez que o Ministério da Cidadania ainda realizará uma triagem na base de dados.

Confirmação da inscrição no CadÚnico

Quem já possui a inscrição no Cadastro Único, pode conferir o registro por meio do aplicativo “Meu CadÚnico”, disponível gratuitamente para aparelhos com sistema operacional Android e iOS.

Ao acessá-lo, será necessário preencher os dados solicitados para efetuar o login. Por meio disso, todas as informações concedidas ao CRAS serão visualizadas. No entanto, caso algum dado esteja desatualizado ou irregular, o cidadão deverá comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social da sua região para corrigir a informação.

Nesta perspectiva, é importante ressaltar que todas as informações devem estar constantemente de acordo com a situação atual da família cadastrada, visto que essa é uma exigência para que seja contemplada por algum programa social do governo.

Além da plataforma digital, é possível obter informações sobre o cadastro através do telefone 0800 707 2003.

Inscrição no Cadastro Único

Como mencionado, só podem ter acesso ao benefício do Auxílio Brasil os cidadãos inscritos no Cadastro Único. Para quem ainda não possui o registro, é possível realizar a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social.

Na ocasião, basta apresentar a documentação necessária e se registrar. O responsável familiar deve ter em mãos o seu título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, em caso de indivíduos casados, carteira de trabalho e registro administrativo de nascimento indígena (Rani), caso se declare como indígena.

As unidades do CRAS podem ser encontradas nas regiões com grandes taxas de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Nos centros, é possível encontrar serviços como Atendimento Integral da Família (Paif), Serviço de Proteção e Serviço de Convivência (SCFV) e Fortalecimento de Vínculos.

Além disso, o CRAS atende crianças e famílias em situações de pobreza e extrema pobreza, em regiões de difícil acesso, como regiões quilombolas e ribeirinhas.

Veja também: Auxílio Brasil: Quando começam as inscrições e como se inscrever?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.