Auxílio Brasil: recebi em fevereiro. Estou garantido em março?

De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente quer saber se os pagamentos de março do Auxílio Brasil estão garantidos

O Governo Federal está caminhando neste momento para a conclusão dos pagamentos de fevereiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, até a próxima sexta-feira (25) todo mundo vai ter recebido a sua parcela de no mínimo R$ 400. Estamos falando de algo em torno de 18 milhões de pessoas.

Como a maioria dos usuários já recebeu o benefício este mês, os olhos deles estão voltados para o mês de março. Afinal de contas, o que vai acontecer de fato? Os pagamentos estão garantidos? Os valores irão ser os mesmos? Eu preciso fazer algum tipo de renovação? Estou garantido na próxima liberação?

O fato é que o Ministério da Cidadania já tem uma resposta para todas essas perguntas. Em primeiro lugar, é importante lembrar que os repasses do Auxílio Brasil estão garantidos para março. A própria Caixa Econômica Federal já liberou o calendário oficial de pagamentos do programa. As liberações irão acontecer nos 10 últimos dias úteis do mês.

Os valores do projeto serão iguais ao que se viu agora. Todo mundo vai seguir recebendo pelo menos R$ 400. Entretanto, é preciso atentar para o fato de que o Governo não vai fazer pagamentos do vale-gás em março. Portanto, para quem recebe esse benefício, é importante lembrar que ele não vai existir no próximo mês.

De acordo com o Governo Federal, não é preciso fazer nenhum tipo de renovação do benefício em questão. Se você está na folha de pagamento de fevereiro, então não precisa se preocupar com nada. Em tese, a renovação dos repasses é automática. Você não precisa recorrer a nenhum outro tipo de inscrição.

Não é garantia

Entretanto, é preciso diferenciar esses pontos. Uma coisa é você não precisar fazer uma inscrição, outra, é você estar garantido nos pagamentos de março. Segundo o próprio Ministério da Cidadania, não há essa garantia.

É que para tentar evitar fraudes, o Governo está optando por realizar uma série de análises nas contas de todos os usuários do programa. A ideia é avaliar se eles estão seguindo com as regras básicas de entrada.

Sempre quando o Governo observa que alguma pessoa não está atendendo todas as regras ou quando há um indício de irregularidade, a situação muda de figura e os bloqueios podem acabar acontecendo.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. Naquele primeiro momento, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que estavam conseguindo receber o montante.

Agora a situação mudou de figura. Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3,5 milhões de pessoas entraram no programa este ano. Como dito, a folha de pagamento de fevereiro conta com 18 milhões de brasileiros.

Ainda não dá para saber quantas pessoas irão receber o Auxílio Brasil no próximo mês. A tendência é que o Governo divulgue essa nova folha de pagamento apenas no próximo mês. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.