Auxílio Brasil: quando o Governo deverá inserir novas pessoas no programa?

De acordo com o Governo Federal, mais pessoas poderão entrar no Auxílio Brasil. Mas quando isso vai acontecer de fato

O Governo Federal deve fazer os primeiros pagamentos do ano no Auxílio Brasil a partir do próximo dia 18 de janeiro. A expectativa é que a partir de agora os repasses contem com mais usuários. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelas liberações, algo em torno de 2 milhões de pessoas entrarão no projeto.

Mas quando isso deverá acontecer de fato? A verdade é que ainda não há uma resposta exata para isso. A ideia inicial do Governo Federal era fazer isso até o final do ano de 2021. O próprio Ministro da Cidadania, João Roma, chegou a prometer que era isso o que iria acontecer, mas na prática nada disso saiu do papel.

De acordo com informações de bastidores, o Governo Federal acabou encontrando muitas dificuldades e atrasos na análise dos perfis do Cadúnico. Pelo que se sabe até aqui, é muita gente querendo entrar no programa, mas as vagas não são suficientes para todo mundo;  isso exige que o Planalto faça uma espécie de seleção.

O que se sabe mesmo é que eles deverão fazer o anúncio da quantidade de pessoas que entrarão no programa até o dia 18, que é quando os pagamentos começam. Só que de acordo com informações de bastidores, o mais provável mesmo é que eles deixem para fazer anúncio bem às vésperas das liberações.

Enquanto isso, o jeito é mesmo esperar para saber o resultado. Não existe nenhum outro meio de saber se você vai estar ou não dentro do Auxílio Brasil. Dessa forma, é importante não acreditar e nem clicar em links que circulam pela internet com a promessa de divulgar a lista de usuários do programa em questão.

Atendo todas as regras, estou garantido?

Não. Mesmo as pessoas que estão dentro de todas as regras do Auxílio Brasil ainda não estão oficialmente garantidas no programa. É preciso esperar até que o Governo faça o anúncio de quem vai poder entrar.

É importante dizer que estar no Cadúnico é uma exigência do Planalto para o Auxílio Brasil. Mas estar com o nome lá não garante o recebimento. É preciso atender aos detalhes de renda e ainda assim esperar para saber se vai receber direto ou se vai entrar em uma fila de espera.

Quantos irão entrar?

Outro ponto que é importante salientar, é que o Governo ainda não deixou muito claro quantas pessoas poderão entrar no benefício neste mês. Em nota enviada para o jornal Folha de São Paulo, eles falam em 3 milhões de brasileiros.

Mas em nota enviada para o jornal O Globo, eles mudaram a versão e falam agora em 2 milhões de pessoas. Não se sabe ao certo se eles estão dando um número exato. Mais um motivo para esperar pelas próximas informações.

Calendário do Auxílio Brasil

O que se sabe mesmo é que os pagamentos do Auxílio Brasil em janeiro estão garantidos. A Caixa Econômica Federal, que é o banco pagador, anunciou na semana passada o calendário oficial de repasses do ano inteiro.

Como já se sabia, os pagamentos de janeiro irão começar no dia 18 deste mês. A regra é sempre obedecer a ideia de se fazer as liberações do Auxílio Brasil sempre nos últimos 10 úteis de cada um dos meses de repasses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.