Auxílio Brasil: quando e como Governo vai enviar as cartas de seleção

De acordo com o Governo Federal, novos usuários do Auxílio Brasil irão receber uma espécie de carta de seleção. Entenda

O Governo Federal já está pagando os repasses turbinados do seu Auxílio Brasil. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro em questão. Todos esses indivíduos estão recebendo no mínimo R$ 400. Pelo menos é isso o que o Palácio do Planalto está dizendo.

Há cerca de um mês, o Ministério da Cidadania disse que iria enviar uma espécie de carta para cada uma das pessoas que iriam entrar no Auxílio Brasil. Esses documentos iriam chegar através dos Correios e iriam servir como uma espécie de comprovação de que o cidadão está mesmo dentro do programa.

O plano era fazer isso entre os meses de novembro e dezembro. Isso porque eles contavam com a ideia de que a PEC dos Precatórios já iria estar aprovada no Congresso. Como o processo demorou mais do que o esperado, então eles acharam melhor não enviar essas cartas neste momento. É o que se sabe até aqui.

Mas o plano apenas ganhou uma nova data. Agora, diante da ideia de inserir mais pessoas no Auxílio Brasil a partir de janeiro de 2022, o Governo Federal está pretendendo enviar essas cartas no início do próximo ano. A ideia é que todo mundo receba isso até o dia do início dos pagamentos da terceira rodada do benefício.

De acordo com informações do próprio Palácio do Planalto, o plano é mesmo inserir mais 2,5 milhões de pessoas no Auxílio Brasil. Isso deverá elevar o número de usuários para a casa dos 17 milhões. Isso vai poder acontecer porque o Governo conseguiu aprovar a tão polêmica PEC dos Precatórios na última semana.

Olho no Cadúnico

Esse é um dos vários motivos para ficar de olho no seu Cadúnico. É por lá que o Governo vai saber qual é o endereço que ele vai precisar enviar a carta de entrada no Auxílio Brasil. Se alguém mudou de casa, pode ser que acabe não recebendo a carta.

De acordo com o informações de bastidores, o Palácio do Planalto está tentando manter contato com as Prefeituras para que os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) acabem ajudando no processo de entrega desses documentos.

E se eu não for selecionado?

É importante trabalhar desde já com a possibilidade de não ser selecionado para o Auxílio Brasil. Acontece que nem o mais otimista governista acredita que vai dar para atender todo mundo que precisa do dinheiro. Vai ter gente ficando de fora dos pagamentos.

Caso não seja selecionado para o mês de janeiro, o usuário vai poder seguir tentando. De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os meses eles irão abrir novas entradas para o programa. Então serão várias novas chances em 2022.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda na última sexta-feira (10). Naquele momento, no entanto, o dinheiro do benefício estava indo apenas para as pessoas que estavam no Bolsa Família até outubro.

Essa regra ainda não mudou em novembro. Apenas esses cidadãos seguem recebendo. No entanto, agora o valor aumentou para cerca de 13 milhões. De acordo com o Governo Federal, todos os usuários do projeto estão recebendo, no mínimo, R$ 400 nesta segunda rodada de liberações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.