Auxílio Brasil: posso mudar o endereço de recebimento do cartão?

De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente que se mudou quer saber se pode alterar agora o endereço de entrega do cartão do Auxílio Brasil

O Governo Federal anunciou ainda na última semana que já está em processo de entrega dos cartões do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, algo em torno de 3 milhões de brasileiros irão receber o dispositivo em casa. Não é preciso fazer qualquer tipo de solicitação.

Nas redes sociais, um questionamento vem se tornando bem comum. Afinal, é possível mudar o endereço de entrega do cartão do Auxílio Brasil? Para quem não sabe, o Governo Federal está enviando esses dispositivos para o local registrado por essas próprias pessoas no Cadúnico. Então é por lá que essas correspondências irão chegar.

É comum que existam famílias que mudaram de endereço e não estejam mais morando no local indicado no Cadúnico. Essas pessoas querem saber agora o que elas precisam fazer para conseguir alterar esse local e não perder a entrega do dispositivo. O que se sabe até aqui, é que esses cidadãos estão com um problema.

Em primeiro lugar, é importante frisar que essas famílias estão cometendo uma irregularidade. É importante alterar o endereço sempre que acontecer essa mudança. Assim, você evita que situações como essa aconteçam. Para fazer a alteração é preciso ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Tudo vai depender da cidade em que você mora. Em alguns municípios, por exemplo, essa mudança é feita em um centro próprio para o Cadúnico. Por isso é importante entrar em contato com a sua Prefeitura antes de sair de casa. Em todos os casos, vai ser preciso ir até o local. Não dá para atualizar esses dados de maneira remota.

Problema é o tempo

A grande questão aqui é o tempo para que isso dê certo. Acontece que a depender do local em que você mora, a atualização do Cadúnico pode demorar mais ou menos. Além disso, o próprio Governo ainda não sabe qual o prazo final para a entrega desses dispositivos.

Então mesmo que você atualize o seu endereço hoje, pode ser que o sistema do Cadúnico demore para atualizar essa informação. E aí pode ser que o Governo acabe enviando o dispositivo para a sua antiga residência da mesma forma.

Pessoas que se mudam

Nesse sentido, isso poderia ser um grande problema para os usuários que estão se mudando agora. Imagine, por exemplo, que uma família está indo morar em outro estado nesta semana. Aí eles atualizam os dados do Cadúnico com essa nova informação.

Contudo, pode ser que o sistema do Governo não atualize isso. Essa família poderão ficar sem esse cartão mesmo sem ter nenhum tipo de culpa. Isso porque se considera que essas pessoas acabaram de se mudar, e só puderam alterar essas informações agora.

O Governo Federal ainda não explicou o que vai acontecer com os indivíduos que passam por essa situação. Até aqui, o que se sabe mesmo é que o cartão vai chegar aos poucos nas mãos de cerca de 3 milhões de pessoas.

Auxílio Brasil

Vale lembrar que o fato de o cartão não chegar não significa que você não possa movimentar o benefício. De acordo com as informações oficiais, é possível fazer essa movimentação utilizando meios digitais como o app do Caixa Tem ou mesmo o Sistema Internet Banking.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.