Auxílio Brasil: mais de 6,1 milhões de novos cartões foram entregues

Dados do Ministério da Cidadania apontam ainda que outros 500 mil dispositivos estão em fase de produção e serão liberados em breve

Mais de 6,1 milhões de brasileiros já receberam ou estão prestes a receber o novo cartão do Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, confirmou a informação. De acordo com os dados oficiais, a maior parte dos dispositivos já foi entregue, e alguns ainda estão em trânsito pelos Correios.

Segundo as informações do Ministério, mais de 500 mil dispositivos ainda estão em fase de produção, e devem chegar nas mãos dos usuários do programa em breve. Não dá para citar uma data porque cada envio costuma levar o seu tempo próprio. Ao cidadão, basta esperar para que o dispositivo chegue em sua casa.

Considerando apenas o número de cartões que já foram oficialmente entregues ou enviados, é possível dizer que o patamar já ultrapassou o dos antigos cartões do Bolsa Família. Em quase quatro anos de Governo, foram enviados cerca de 5,5 milhões de dispositivos do programa anterior. O saldo foi superado em poucos meses pela versão do Auxílio Brasil.

Há um motivo para esta produção em larga escala em um curto espaço de tempo: informações de bastidores indicam que o Governo Federal quer grudar a marca do Auxílio Brasil na cabeça dos eleitores. Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) acreditam que o envio pode fazer com que a marca do Bolsa Família perca força.

Nos últimos dias, a campanha do presidente à reeleição vem veiculando um jingle em emissoras de rádio e tv sobre o tema. A letra da música diz que o Bolsa Família chegou ao fim, e que o Governo Federal está pagando agora o Auxílio Brasil de Bolsonaro. Há um esforço para tentar fazer uma divisão entre os dois projetos.

Cartões iguais

De qualquer forma, do ponto de vista operacional, os cartões do novo Auxílio Brasil não são muito diferentes dos dispositivos do Bolsa Família. Basicamente, os dois funcionam para que o cidadão consiga sacar o saldo do benefício.

A única mudança mais perceptível é que os cartões do Auxílio Brasil estão sendo distribuídos com um chip que permite que o cidadão faça compras no formato de débito. De resto, as funcionalidades são basicamente as mesmas.

A entrega dos novos cartões virou tema de Justiça. Ao menos dois grupos de parlamentares entraram com representações na Controladoria Geral da União (CGU) para impedir a produção dos novos dispositivos. Nos dois casos, deputados e senadores de oposição alegaram que o Governo estaria usando dinheiro público apenas para atingir interesses eleitorais.

Como faço para receber o cartão?

Segundo informações do Ministério da Cidadania, não é possível solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil. O processo de entrega dos novos dispositivos é feito de forma automática, no endereço que o cidadão registrou no seu Cadúnico.

Vale lembrar que o plano do Governo Federal é fazer as entregas apenas para os usuários que entraram no programa social entre o final do ano passado e agosto deste ano. Quem já fazia parte do antigo Bolsa Família e migrou para o novo benefício, pode seguir usando o cartão antigo.

Caso o cidadão não tenha o dispositivo novo e nem o antigo, ele pode usar o app do Caixa Tem para movimentar o saldo do benefício. Através da aplicação, é possível pagar contas, transferir saldos e até gerar códigos para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.