Está no CADÚNICO? Veja como ter acesso ao 5G GRÁTIS

A tecnologia 5G tem crescido no Brasil, algumas capitais já contam com a novidade, como o Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas. Ela permite que os aparelhos eletrônicos, como celulares e televisões, têm uma captação melhorada do sinal, incluindo à internet.

A tecnologia 5G tem crescido no Brasil, algumas capitais já contam com a novidade, como o Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas. Ela permite que os aparelhos eletrônicos, como celulares e televisões, têm uma captação melhorada do sinal, incluindo à internet.

Pensando nisso, o Governo Federal vai oferecer aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que utilizam antenas parabólicas convencionais (io de TVRO), o kit gratuito do sinal digital. A intenção é modernizar o aparelho e ter acesso as mídias sem interferências.

Todavia, as famílias de baixa renda interessadas e inscritas no CadÚnico terão que solicitar o kit através do portal Siga Antenado, sistema usado pelo Governo Federal, com apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Quem vai receber o kit de sinal digital?

De antemão, é importante frisar que o kit de sinal digital substituirá a antena parabólica a fim de melhorar a transmissão dos canais da TV aberta. No entanto, para isso o cidadão precisa:

  • Fazer parte de algum programa social do Governo Federal (inscrito no Cadastro Único);
  • Possuir uma antena parabólica tradicional, como a da imagem; e
  • A antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.

Até o momento, a solicitação da troca de transmissão está valendo apenas nas cidades que já possuem a tecnologia, sendo: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas.

Todavia, aqueles que residem em capitais como Fortaleza, Natal e Campo Grande também podem solicitar os kits, basta que preencher os requisitos mencionados.

Tenho inscrição no CadÚnico, como solicito a troca?

Estando dentro dos critérios para receber a troca de transmissão, o cidadão deve acessar o sistema Siga Antenado e seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal Siga Antenado;
  2. Selecione “Programa de distribuição de kits”;
  3. Em seguida, informe se fará o agendamento com o número do CPF ou NIS;
  4. Informe o CPF ou NIS do responsável familiar;
  5. Preencha as informações seguintes orientadas pelo portal.

Quem pode ser inscrever no CadÚnico?

  • Famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
  • Famílias com renda bruta mensal de até três salários mínimos (R$ 3.636);
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Pessoas que moram sozinhas, nomeadas famílias unipessoais;
  • Pessoas que vivem em situação de rua, sozinhas ou com a família.

Como atualizar os dados no CadÚnico?

Com a realização da inscrição no CadÚnico, a família obrigatoriamente deve atualizar os seus dados a cada dois anos. Porém, em casos alterações, como mudança de endereço da residência, por exemplo, a informação deve ser repassada.

Neste caso, o próprio cidadão deve procurar um CRAS ou acessar o aplicativo oficial para atualizar os seus dados. Vale ressaltar que o Governo realiza uma revisão cadastral todos os anos e, caso as informações não sejam atualizados em um prazo de 4 anos, o registro pode ser excluído do sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.