• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Direitos do Trabalhador

Auxílio Brasil irá integrar o programa Qualifica Mais para seus beneficiários

Aline Armond por Aline Armond
20 de agosto de 2021, 16:49h
em Direitos do Trabalhador
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Recentemente, o Governo Federal vem construindo o Auxílio Brasil, programa social que irá substituir o Bolsa Família. Nesse sentido, o novo projeto já se encontra no Congresso Nacional para análise dos parlamentares.

O programa, portanto, tem previsão de entrar em prática a partir de novembro, ou seja, assim que o Auxílio Emergencial acabar em outubro. De acordo com o ministro da Cidadania, João Roma, o período depois do fim deste benefício que vem dando suporte a muitas famílias precisa ser rápido.

Sobre o assunto, então, ele já declarou que “o presidente Jair Bolsonaro está agindo de maneira antecipada para proteger as famílias no pós-Auxílio Emergencial e apoiá-las na superação da pobreza e extrema pobreza. O Auxílio Brasil é um passo adiante do Bolsa Família. Amplia a abrangência das ações, simplifica a cesta de benefícios e oferece ferramentas para o cidadão ganhar qualidade de vida e autonomia”.

Auxílio Brasil buscará se integrar com outros programas

O ministro da Cidadania também entende que a reestruturação do Bolsa Família trará terá como objetivo a emancipação das famílias. Isto é, construirá oportunidades para que os beneficiários possam deixar o programa. Para tanto, então, ele utilizará de medidas para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

Ademais, o Auxílio Brasil, de acordo com o Governo Federal, irá “articular políticas de assistência social em conjunto de ações de inclusão produtiva, empreendedorismo e entrada na economia formal”.

Nesse sentido, João Roma relembra outros projetos que atuaram com o Auxílio Brasil, como o “Alimenta Brasil e o Auxílio Inclusão Produtiva Rural, que estruturamos para as famílias do campo, o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e o microcrédito são medidas importantes para inserir as pessoas no mercado e promover a cidadania plena”.

Por fim, ainda, os representantes do governo também indicam que o desenvolvimento de crianças e adolescentes será uma prioridade. Esse investimento será possível por meio de suportes às gestantes, mulheres que amamentam e os próprios menores.

VocêPode Gostar

Idoso recebe dinheiro em agência bancária representando os pagamentos do INSS de agosto para beneficiários que recebem até um salário mínimo.

Pagamento do INSS de agosto: confira as datas dos depósitos para quem recebe até um salário mínimo

26 de agosto de 2026, 16:38h
Pescador artesanal segura nota de 100 reais próximo à embarcação, representando o pagamento do segundo lote do seguro-desemprego do INSS.

INSS libera mais de R$ 100 milhões no segundo lote para 21,3 mil pescadores artesanais até 29 de agosto

26 de agosto de 2026, 09:46h
Fila de segurados em frente a uma agência do INSS, representando a redução da fila de pedidos.

Fila do INSS despenca para 1,2 milhão de pedidos; veja o tempo médio de análise dos benefícios

26 de agosto de 2026, 08:29h

Assim, o ministro acrescenta que “a primeira infância é uma prioridade do governo Jair Bolsonaro. Vamos dar condições para nossas crianças desenvolverem as habilidades físicas, cognitivas e afetivas, principalmente nos primeiros 36 meses de vida”.

Como funcionará o Auxílio Emergencial?

O objetivo principal é aumentar os valores dos benefícios, além de também buscar um público alvo maior. Para tanto, então, o programa conta com uma nova estruturação de bolsas. Primeiramente, os beneficiários teriam acesso a três tipos de benefícios.

São eles o da Primeira Infância, Composição Familiar e Superação da Extrema Pobreza. A partir destes, será possível contar com parcelas complementares, a depender da situação que a família se encontra.

Assim, os beneficiários poderão adicionar o Auxílio Esporte Escolar, Bolsa de Iniciação Científica Júnior, Auxílio Criança Cidadã, Inclusão Produtiva Rural ou Urbana e, por fim, Benefício de Compensação Transitória.

Nesse sentido, ainda, o ministro da Cidadania, João Roma já se manifestou no sentido de que o Auxílio Brasil buscará maior integração com outros programas sociais.

Programa Qualifica Mais pode ser outro a se integrar ao Auxílio Brasil

Na última quinta-feira, 19 de agosto, o governo federal anunciou a nova fase do programa “Qualifica Mais Progredir”. Assim, com lançamento pelos ministérios da Cidadania e da Educação, a medida se mostra como um novo aporte aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Desse modo, de acordo com o governo, este projeto irá implementar a inclusão produtiva no mercado de trabalho. Para tanto, então, o programa irá se destinar aos participantes do antigo Bolsa Família. O Qualifica Mais, portanto, contará com cursos de qualificação a fim de fomentar microempreendedores individuais.

Indo adianta, o ministro da Cidadania, João Roma, demonstrou como os dois programas funcionando em conjunto pode trazer melhores resultados. De acordo com ele, “o Qualifica Mais Progredir prioriza a transformação social, assim como o Auxílio Brasil. Dessa forma, o Governo Federal conecta duas etapas do processo: oferece educação financeira para estudantes da rede pública de ensino e abre oportunidades de qualificação profissional para a entrada no mercado de trabalho”.

Quem poderá participar?

O programa irá ofertar cursos a fim de trazer qualificação profissional, desse modo, poderão participar das aulas aqueles que:

  • Fazem parte do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.
  • São jovens com mais de 18 anos.
  • Tenham concluído o ensino fundamental
  • Residam em uma das cem cidades prioritárias que o Ministério da Cidadania irá indicar.

Sobre o último tópico, inclusive, é possível perceber, então, que o programa não chegará a todo país, mas apenas regiões específicas. Estas, portanto, serão escolhidas com base no alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil que o Datasebrae irá elaborar do profissional MEI (microempreendedor individual).

Além disso, o governo federal já estipula uma média de vagas para 2021, qual seja de 23,5 mil. Elas serão na modalidade Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Isto é, o Pronatec, do Ministério da Educação.

Em seguida, no próximo ano, as aulas já irão se iniciar presencialmente. Ademais, o curso terá umas carga horária de 160 horas. O próximo passo, então, será alcançar o objetivo de 65 mil inscritos, que contarão com um investimento de cerca de R$ 37 milhões.

Programa será importante para a economia

Por fim, ainda, os representantes governamentais também defendem que o programa será benéfico para a economia. Nesse sentido, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, entende que o MEC (Ministério da Educação) “não tem medido esforços para potencializar as oportunidades para muitos jovens e toda a população por meio da consolidação e ampliação da oferta de cursos que possam qualificar e trazer geração de empregos”.

Exatamente por isso, a primeira etapa já possui data para acontecer, até setembro. Assim, o MEC decidiu abrir o prazo para que as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (RFEPCT) das cidades prioritárias pudesse aderir ao programa.

Desse modo, as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) precisarão mobilizar seus alunos na participação. Estes, então, caso concordem em aderir, poderão contar com qualificação profissional, por meio de orientações para a sua formalização como microempreendedores. Em seguida, eles terão a oportunidade de empreender seu negócio ou melhorar aqueles que já possui. um negócio já existente.

Postagem anterior

Conheça o Serasa Score 2.0

Próxima postagem

Amebíase: resumo para ENEM e vestibulares

Aline Armond

Aline Armond

Produtora de conteúdo direcionado aos interesses do trabalhador. Graduada em Direito e especialista em Filosofia e Diretos Humanos.

Artigos Relacionados - Posts

Idoso recebe dinheiro em agência bancária representando os pagamentos do INSS de agosto para beneficiários que recebem até um salário mínimo.
INSS

Pagamento do INSS de agosto: confira as datas dos depósitos para quem recebe até um salário mínimo

26 de agosto de 2026, 16:38h
Pescador artesanal segura nota de 100 reais próximo à embarcação, representando o pagamento do segundo lote do seguro-desemprego do INSS.
INSS

INSS libera mais de R$ 100 milhões no segundo lote para 21,3 mil pescadores artesanais até 29 de agosto

26 de agosto de 2026, 09:46h
Fila de segurados em frente a uma agência do INSS, representando a redução da fila de pedidos.
INSS

Fila do INSS despenca para 1,2 milhão de pedidos; veja o tempo médio de análise dos benefícios

26 de agosto de 2026, 08:29h
Pessoa segura notas de 50 e 100 reais em ambiente doméstico.
Saque Calamidade

Moradores de 8 municípios da lista de cidades habilitadas ao Saque Calamidade do FGTS têm até quinta (27) para solicitar R$ 6.220

26 de agosto de 2026, 08:14h
Segurada analisa documento do INSS diante de uma agência bancária, representando a proposta de pagamento em dobro em casos de benefício negado injustamente.
INSS

INSS: projeto propõe pagamento em dobro para segurado que tiver benefício negado injustamente

25 de agosto de 2026, 22:14h
Cédulas de real representam o reajuste e o valor previsto do salário mínimo para 2027.
Salário Mínimo

Salário mínimo 2027: valor previsto, cálculo do reajuste e impactos

25 de agosto de 2026, 19:26h
Próxima postagem
amebíase

Amebíase: resumo para ENEM e vestibulares

Grécia Antiga

Grécia Antiga: como cai no vestibular?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Mulher segurando cédulas de real em frente à agência da Caixa, representando os depósitos restantes do Bolsa Família.

Bolsa Família: calendário de agosto entra na reta final com quatro depósitos restantes

26 de agosto de 2026, 22:14h
Tanques de armazenamento de combustíveis representam a atuação da Transpetro no setor de energia.

Transpetro tem editais com vagas abertas; entenda como funciona a empresa

26 de agosto de 2026, 19:26h
Idoso recebe dinheiro em agência bancária representando os pagamentos do INSS de agosto para beneficiários que recebem até um salário mínimo.

Pagamento do INSS de agosto: confira as datas dos depósitos para quem recebe até um salário mínimo

26 de agosto de 2026, 16:38h
Quatro policiais fardados representam diferentes carreiras da segurança pública em concursos policiais.

Preparação para concursos policiais: confira as disciplinas básicas mais cobradas

26 de agosto de 2026, 15:29h
Jovem utilizando celular com destaque para o programa Desenrola Fies e os agentes financeiros Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Desenrola Fies: estudantes podem renegociar dívidas de financiamento estudantil até 16 de setembro

26 de agosto de 2026, 15:15h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.